O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LITERATURA
em 02 de Agosto de 2020
Na primeira parte sobre coesão textual, destaquei a importância da coesão na escrita de um texto, além disso, expliquei sobre a coesão referencial: anáfora e catáfora. Desse modo, neste texto, darei continuidade ao assunto esclarecendo sobre a coesão lexical e a coesão por elipse. Porém, antes de iniciar a explicação, irei justificar o porquê da imagem da postagem (estrelas de crochê).
Na postagem anterior, eu comparei a coesão a uma costura, uma vez que é necessário ligar todas as partes do texto como se junta com cuidado as partes de um tecido durante a costura. Dessa vez, comparo a coesão a arte de fazer crochê, tendo em vista que é muito importante na arte do crochê a emenda correta dos pontos para que o trabalho seja feito corretamente e finalizado sem defeitos. Também para fazer um bom crochê é necessário treino constante, assim como no caso da escrita.
A coesão lexical acontece a partir de dois mecanismos: a reiteração e a colocação.
Nesse caso, a reiteração é a repetição do mesmo vocábulo ou a sua substituição por outro que tenha o mesmo valor semântico (sinônimos ou hiperônimos).
Exemplo:
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou nesta sexta-feira, 03 de julho, a realização de testes da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. O pedido de liberação da vacina, foi feito pelo Instituto Butantan, foi anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, no dia 11 de junho”.
No exemplo retirado da matéria do site G1, é perceptível a repetição do mesmo item lexical “vacina”. Caso o jornalista não quisesse repetir a palavra, poderia ter utilizado outro termo, como: antivírus.
Colocação ou contiguidade
Por sua vez, a colocação, segundo Koch ( 2010, p. 15) “consiste no uso de termos pertencentes a um mesmo
campo significativo”.
Exemplo:
“João está doente. Sua esposa o levou para o hospital para ser medicado“.
Podemos observar no trecho citado que as palavras em itálico pertencem ao mesmo campo semântico, desse modo, são palavras com o sentido relacionado a saúde.
Acontece quando uma ou mais palavras são ocultas no texto, porém isso não compromete a clareza da ideia.
Exemplo:
“Os alunos chegaram atrasados na aula. (Eles) Tinham errado o caminho e não encontraram alguém que os orientasse”.
O pronome “Eles” foi ocultado da oração sem prejudicar o seu entendimento.
Referência
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual / Ingedore G. Villaça Koch – 22. ed. – São Paulo : Contexto, 2010.