Apresentar o TCC ou TESE de mestrado pode se configurar em um dos momentos mais tensos da vida de um estudante.
Enfrentar a banca de professores especialista é aquele filtro onde nossa psicologia geralmente pede ajuda até para os deuses do olimpo.
Obter ajuda para esse fim, entre outros sobre nossa comunicação, certamente pode render ótimos benefícios.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Vejamos quais são as melhores dicas para uma atuação positiva.
Como professor de Oratória desde 2010, tenho visto alunos que nos procuram para desenvolver suas apresentações, muito tensos pela possibilidade de não irem bem nestes breves minutos.
Encontre o professor particular perfeito
Eu digo breves porque geralmente, uma apresentação de TCC não passa de 15/20 minutos. Mas, não é o tempo que deixa os alunos mais tensos. É justamente a possibilidade de não serem aprovados, ou de serem mal avaliados na sua apresentação. Não saber como falar por conta do excesso de nervosismo e coisas semelhantes.
Algumas dicas para controlar essa tensão passam por:
- Estar totalmente concentrado no que vai falar o tempo todo antes de sua apresentação acontecer
- Estar bem hidratado e alimentado.
- Ir ao banheiro minutos antes da sua apresentação.
- Respirar profunda e lentamente entre 3 a 5 vezes antes de começar a falar.
- Caso suas emoções fiquem muito elevadas, configurando um pico de ansiedade, olhe para cima e respire rapidamente pela boca. Isso corta a emoção quase instantaneamente.
- Tenha certeza de saber bem seu conteúdo e de ter ensaiado antecipadamente, pelo menos 6 vezes.
Seguir estes protocolos vai te ajudar a se manter mais controlado. No entanto, não vai resolver sua ansiedade.
Mas, você não precisa eliminar a ansiedade, precisa controlar e mesma para que ela não te impossibilite de falar quando precisa, em especial nos momentos de pressão.
Não há problema em se emocionar, o problema é a sua emoção bloquear sua fala. Isso não deve acontecer. Para isso, você precisa ter certeza de que não vai ficar nervoso no exato momento da sua apresentação.
Um pouco de tensão é aceitável, já um surto emocional, não!
Inicie seus preparativos antecipadamente, de preferência uma semana antes. Aqui eu me refiro ao seu controle emocional.
Aprenda relaxamento, meditação, yoga, mindfulness, ou qualquer outra atividade que lhe facilite o desenvolvimento do seu autocontrole.
São poucos minutos de sua vida. Se você cumpriu com todos os requisitos, não vale a pena se penalizar além disso. Aceite o fato de que deverá ser avaliado pela banca, esse é um protocolo importante na área acadêmica. E desista de avaliar os professores da sua banca como inimigos, eles não são. O que os professores querem é que você vá bem, e demonstre o que sabe. Deixe que eles façam o trabalho deles. Faça o seu e aguarde pelos resultados.
Dê o seu melhor, sabendo que é um estudante em momento de formação. Você não vai ser avaliada como um especialista, mas como estudante em formação. Acalme-se e não tenha pressa, faça sua apresentação com atenção e responsabilidade, certamente vai ficar muito bom.
E caso tenha mais tempo, faça um curso de Oratória, isso poderá ajudar no desenvolvimento das suas emoções, bem como das técnicas de comunicação para se apresentar bem em público.
E isso será um aprendizado para toda a vida.