A "má" fama da Matemática

Como se apaixonar por números

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Técnico
A "má" fama da Matemática
Sergio P.
em 23 de Maio de 2019

Para muitas pessoas, as lembranças das aulas de Matemática na escola são tudo, menos bonitas. No entanto, “linda” é uma palavra muitos de nós professores de Exatas costumamos usar para descrever a Matemática. A Matemática a nós é bela - e isso importa aos demais?

Para mim, como engenheiro, a Matemática é extremamente importante. Meu prazer pela beleza da Matemática é parte do que me motiva a continuar estudando o assunto, mesmo após o Doutorado. É também um guia quando estou trabalhando em um problema: se eu pensar em algumas estratégias, escolherei primeiramente a que parece mais elegante. Se minha solução parecer desajeitada, vou revisitá-la para tentar torná-la mais atraente.

Muitas vezes, em correções de provas de Sistemas Lineares ou de Matemática Aplicada, me vejo às voltas com soluções contrastantes dos alunos para um mesmo problema. Em alguns casos, várias soluções estão corretas, mas um aluno é mais objetivo, enquanto outros se perdem em distrações desnecessárias. Já outros usam uma abordagem diferente, que capta a essência das ideias. Para a Matemática, o "porquê" é fundamental e estamos sempre à procura de argumentos que revelem isso.

O grande desafio da Matemática é transmitir ao aluno o fato de que abordar problemas mais sofisticados significa, muitas vezes, abordar primeiro a terminologia e a notação mais sofisticadas. Não há uma peça de Matemática bonita, a menos o professor a entenda corretamente. De fato, uma das alegrias de ensinar estudantes de graduação é observá-los desenvolver sua própria apreciação da beleza da Matemática. Os alunos das escolas do Ensino Médio podem vivenciar a mesma experiência: quando têm a oportunidade de se envolver com perguntas ricas, quando podem brincar com ideias matemáticas, quando têm a oportunidade de experimentar várias estratégias para a mesma pergunta, em vez de apenas obter a resposta.

As ideias matemáticas não têm de ser de nível universitário, existem problemas bonitos que são perfeitos para os estudantes das escolas. Felizmente, há muitos professores e projetos de Matemática que estão ajudando os alunos a viver as experiências de sua beleza. 

Eu busco ser um deles, pois a Matemática é apaixonante.

Sergio está online
Osasco / SP
Doutorado: Engenharia Elétrica (Escola Politécnica da USP)
Álgebra Funções Geometria Reforço Escolar de Matemática Matemática para Ensino Superior Álgebra Linear Resolução de Problemas de Matemática
Professor de Engenharia Exatas, com 18 anos de experiência no Ensino Superior. Utilizo Metodologias Ativas de Ensino e me preocupo com o real APRENDER
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Sergio P. Whatsapp do professor Sergio P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil