Para muitas pessoas, as lembranças das aulas de Matemática na escola são tudo, menos bonitas. No entanto, “linda” é uma palavra muitos de nós professores de Exatas costumamos usar para descrever a Matemática. A Matemática a nós é bela - e isso importa aos demais?
Para mim, como engenheiro, a Matemática é extremamente importante. Meu prazer pela beleza da Matemática é parte do que me motiva a continuar estudando o assunto, mesmo após o Doutorado. É também um guia quando estou trabalhando em um problema: se eu pensar em algumas estratégias, escolherei primeiramente a que parece mais elegante. Se minha solução parecer desajeitada, vou revisitá-la para tentar torná-la mais atraente.
Muitas vezes, em correções de provas de Sistemas Lineares ou de Matemática Aplicada, me vejo às voltas com soluções contrastantes dos alunos para um mesmo problema. Em alguns casos, várias soluções estão corretas, mas um aluno é mais objetivo, enquanto outros se perdem em distrações desnecessárias. Já outros usam uma abordagem diferente, que capta a essência das ideias. Para a Matemática, o "porquê" é fundamental e estamos sempre à procura de argumentos que revelem isso.
O grande desafio da Matemática é transmitir ao aluno o fato de que abordar problemas mais sofisticados significa, muitas vezes, abordar primeiro a terminologia e a notação mais sofisticadas. Não há uma peça de Matemática bonita, a menos o professor a entenda corretamente. De fato, uma das alegrias de ensinar estudantes de graduação é observá-los desenvolver sua própria apreciação da beleza da Matemática. Os alunos das escolas do Ensino Médio podem vivenciar a mesma experiência: quando têm a oportunidade de se envolver com perguntas ricas, quando podem brincar com ideias matemáticas, quando têm a oportunidade de experimentar várias estratégias para a mesma pergunta, em vez de apenas obter a resposta.
As ideias matemáticas não têm de ser de nível universitário, existem problemas bonitos que são perfeitos para os estudantes das escolas. Felizmente, há muitos professores e projetos de Matemática que estão ajudando os alunos a viver as experiências de sua beleza.
Eu busco ser um deles, pois a Matemática é apaixonante.
Consegue entrar em contato comigo por favor vrchalub@gmail.com
vrchalub@gmail.com
Olá professor Sergio,
Necessito de sua ajuda urgente agora.
Resposta Imediata
Por favor.
Agradeço
Fernando
Alo Fernando, deixe seu e-mail de contato.
meu email é esseemailnãoteinterresa@gmail.com
Infelizmente não estou conseguindo, mas meu Whatsapp é (98) 98809-9851 e e-mail: andre.csilva98@gmail.com
Prof. preciso urgentemente falar com o sr.
Me mande um e-mail ou me chame no WhatsApp