O processo de aprendizagem tem sido um grande desafio para professores e alunos. De acordo com informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2017, sete em cada dez estudantes concluem o ensino médio sem apresentar habilidades matemáticas adequadas [2]. Por outro lado, o avanço da tecnologia tem promovido revoluções em muitas áreas e não foi diferente na sala de aula, onde ela tem sido uma grande aliada para aumentar o interesse dos alunos.
O ensino dinâmico, atual e inovador deve estar presente no planejamento do professor, pois, é prioridade para garantir que os alunos adquiram conhecimentos relevantes e estejam preparados para enfrentar os desafios que o mundo atual oferece. Para isso, é necessário que o professor utilize diversas estratégias pedagógicas que estimulem a participação ativa dos alunos e promovam o desenvolvimento de suas habilidades e competências.
Foi neste contexto, visando incentivar os alunos a terem mais vontade de estudar física, que os professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP), em São Cristóvão, André Oliveira Silva Jarske e Nemésio Augusto Alvares Silva pensaram em misturar física, robótica e LEGO [3]. O problema em questão envolveu cinemática, que é um ramo da Física que trabalha o movimento dos corpos. Através do conceito de velocidade, foi desenvolvida a Sketch (código do projeto) para comparar a velocidade do trem de LEGO ao passar por dois sensores de distância ultrassônico (HC-SR04) e, assim, fornecer informações sobre o tipo de movimento apresentado pelo móvel.
Essa iniciativa mostra que é possível inovar e tornar o ensino mais atrativo para o aluno por meio da utilização de recursos tecnológicos e novas metodologias como a robótica e a programação. Abordagem como essas permitem aos alunos desenvolverem habilidades importantes, como resolução de problemas, lógica de programação e criatividade, características que são fundamentais para o para o sucesso do aluno em mundo que está em uma constante evolução.
A tecnologia tem avançado e isso não é mais segredo para ninguém. Com o avanço de ferramentas a exemplo do ChatGPT, Midjourney, DALL-E, entre outras, é papel do professor buscar formas de utilizá-las na sala de aula e atualizá-las para a vida dos alunos. Esse trabalho foi possível graças à abertura dos professores à inovação e foi mostrado que ela foi eficaz para a aprendizagem dos alunos. E você, não acha que já está na hora de utilizarmos a tecnologia a nosso favor? [5]
[1] Imagem gerada pela IA DALL-E.
[2] MARQUES, P.; COSTA, M. Portal UFS – Projeto desenvolvido no Codap ajuda no ensino-aprendizagem da física. Disponível em: https://ciencia.ufs.br/conteudo/63550-projeto-desenvolvido-no-codap-ajuda-no-ensino-aprendizagem-da-fisica. Acesso em: 27 abr. 2023.
[3] Matheus Gomes de Santana, José Lucas de Jesus Santos, André Oliveira Silva Jarske e Nemésio Augusto Álvares Silva. Desenvolvimento de um kit didático utilizando Arduino e LEGO para aprendizado de grandezas cinemáticas. FEBRACE. Disponível em: https://2019.febrace.org.br/virtual/2019/EXA/261/. Acesso em: 27 abr. 2023.
[4] Imagem: blickpixel / Pixabay.
[5] Stefanny Monteiro e Victor Campos são graduandos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS).