Explorando a física através da construção de robôs com LEGO
Foto de Stéfanny M.
Por: Stéfanny M.
29 de Julho de 2024

Explorando a física através da construção de robôs com LEGO

Stefanny Monteiro, Victor Campos e Ana Maia

Física Ensino Médio Geral

O processo de aprendizagem tem sido um grande desafio para professores e alunos. De acordo com informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2017, sete em cada dez estudantes concluem o ensino médio sem apresentar habilidades matemáticas adequadas [2]. Por outro lado, o avanço da tecnologia tem promovido revoluções em muitas áreas e não foi diferente na sala de aula, onde ela tem sido uma grande aliada para aumentar o interesse dos alunos.

O ensino dinâmico, atual e inovador deve estar presente no planejamento do professor, pois, é prioridade para garantir que os alunos adquiram conhecimentos relevantes e estejam preparados para enfrentar os desafios que o mundo atual oferece. Para isso, é necessário que o professor utilize diversas estratégias pedagógicas que estimulem a participação ativa dos alunos e promovam o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Foi neste contexto, visando incentivar os alunos a terem mais vontade de estudar física, que os professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP), em São Cristóvão, André Oliveira Silva Jarske e Nemésio Augusto Alvares Silva pensaram em misturar física, robótica e LEGO [3]. O problema em questão envolveu cinemática, que é um ramo da Física que trabalha o movimento dos corpos. Através do conceito de velocidade, foi desenvolvida a Sketch (código do projeto) para comparar a velocidade do trem de LEGO ao passar por dois sensores de distância ultrassônico (HC-SR04) e, assim, fornecer informações sobre o tipo de movimento apresentado pelo móvel.

Eletricista LEGO [4]

Essa iniciativa mostra que é possível inovar e tornar o ensino mais atrativo para o aluno por meio da utilização de recursos tecnológicos e novas metodologias como a robótica e a programação. Abordagem como essas permitem aos alunos desenvolverem habilidades importantes, como resolução de problemas, lógica de programação e criatividade, características que são fundamentais para o para o sucesso do aluno em mundo que está em uma constante evolução.

A tecnologia tem avançado e isso não é mais segredo para ninguém. Com o avanço de ferramentas a exemplo do ChatGPT, Midjourney, DALL-E, entre outras, é papel do professor buscar formas de utilizá-las na sala de aula e atualizá-las para a vida dos alunos. Esse trabalho foi possível graças à abertura dos professores à inovação e foi mostrado que ela foi eficaz para a aprendizagem dos alunos. E você, não acha que já está na hora de utilizarmos a tecnologia a nosso favor? [5]

[1] Imagem gerada pela IA DALL-E.

[2] MARQUES, P.; COSTA, M. Portal UFS – Projeto desenvolvido no Codap ajuda no ensino-aprendizagem da física. Disponível em: https://ciencia.ufs.br/conteudo/63550-projeto-desenvolvido-no-codap-ajuda-no-ensino-aprendizagem-da-fisica. Acesso em: 27 abr. 2023.

[3] Matheus Gomes de Santana, José Lucas de Jesus Santos, André Oliveira Silva Jarske e Nemésio Augusto Álvares Silva. Desenvolvimento de um kit didático utilizando Arduino e LEGO para aprendizado de grandezas cinemáticas. FEBRACE. Disponível em: https://2019.febrace.org.br/virtual/2019/EXA/261/. Acesso em: 27 abr. 2023.

[4] Imagem: blickpixel / Pixabay.

[5] Stefanny Monteiro e Victor Campos são graduandos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Stéfanny M.
Stéfanny M.
Nossa Senhora da Glória / SE
Identidade verificada
1ª hora grátis
nota média
0
avaliações
R$ 45
por hora
Graduação: Física (Universidade Federal de Sergipe)
Física, Física para Ensino Superior, Física para Ensino Fundamental
Professora de física com experiência em aulas particulares! Juntos iremos em busca da solução!

Artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto