O desafio de aprender um novo idioma na idade adulta
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Por: Stella M.
17 de Abril de 2023

O desafio de aprender um novo idioma na idade adulta

Embora seja possível aprender um novo idioma em qualquer idade, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes adultos são diferentes.

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Aprender um novo idioma pode ser um desafio, especialmente quando se começa na idade adulta. Embora seja possível aprender um novo idioma em qualquer idade, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes adultos são diferentes das enfrentadas pelos estudantes mais jovens. Neste artigo, vamos explorar as dificuldades de começar a estudar um novo idioma na idade adulta e listar os argumentos de auto sabotagem que os estudantes utilizam para desistir.

Dificuldades de começar a estudar um novo idioma na idade adulta

Aprender um novo idioma é uma tarefa desafiadora em qualquer idade, mas para estudantes adultos, as dificuldades podem ser ainda maiores. A capacidade de aprender e memorizar novas informações pode diminuir à medida que envelhecemos, tornando o processo de aprender um novo idioma mais difícil. Além disso, estudantes adultos podem ter responsabilidades familiares e profissionais que limitam seu tempo disponível para estudar. Eles também podem sentir medo de parecerem bobos ou errados ao falar um novo idioma, o que pode afetar sua confiança e motivação. Neste artigo, exploraremos as dificuldades enfrentadas pelos estudantes adultos ao começar a estudar um novo idioma e as estratégias que podem ser usadas para superar esses desafios.

Dificuldade em memorizar vocabulário: 

À medida que envelhecemos, nossa capacidade de memorizar diminui. Isso pode tornar mais difícil para os estudantes adultos aprenderem e memorizarem novas palavras em um novo idioma.

Aprender um novo idioma pode ser desafiador, especialmente quando se trata de memorizar vocabulário. No entanto, argumentar contra esse desafio é importante para motivar os estudantes de idiomas a não desistirem. Existem diversas estratégias eficazes para superar a dificuldade em memorizar vocabulário.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a memorização é apenas uma parte do processo de aprendizagem de um idioma. Ouvir, ler e falar o idioma regularmente ajuda a consolidar o vocabulário aprendido e a aumentar a fluência.

Além disso, há técnicas de memorização específicas que podem ajudar a reter vocabulário de forma mais eficaz. Por exemplo, usar flashcards ou aplicativos de vocabulário pode ser uma ótima maneira de praticar a memorização e revisão de palavras. Também é útil praticar a associação de palavras com imagens, para que sejam mais facilmente lembradas.

Outra estratégia é incorporar o vocabulário em atividades do dia a dia. Isso ajuda a reforçar o vocabulário em um contexto real, o que pode tornar a memorização mais fácil e natural. Por exemplo, assistindo filmes ou programas de TV no idioma alvo, lendo livros ou jornais e conversando com falantes nativos.

Por fim, é importante lembrar que aprender um novo idioma é um processo gradual e que requer dedicação e prática regular. Com perseverança e as estratégias adequadas, a dificuldade em memorizar vocabulário pode ser superada, permitindo que o estudante de idiomas progrida em sua jornada de aprendizado

Dificuldade em entender a gramática: 

A gramática pode ser um aspecto difícil de aprender em um novo idioma, especialmente para estudantes adultos que não estão acostumados a aprender regras gramaticais.

Entender a gramática de um idioma é uma parte fundamental do processo de aprendizagem, mas muitos estudantes de idiomas acham isso desafiador. No entanto, existem várias maneiras de argumentar contra essa dificuldade e superá-la.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a gramática não é um conjunto de regras rígidas e fixas, mas sim um conjunto de padrões e estruturas que ajudam a entender como as palavras e frases são organizadas no idioma. Compreender a gramática não significa necessariamente memorizar uma série de regras, mas sim entender como as estruturas de linguagem funcionam na prática.

Uma maneira de entender a gramática de forma mais clara é usar exemplos práticos e relevantes. Em vez de tentar memorizar regras abstratas, é mais eficaz aprender a gramática por meio de exemplos práticos de como as estruturas de linguagem são usadas em contextos reais. Isso ajuda a conectar a gramática com o uso prático do idioma, tornando o aprendizado mais significativo e efetivo.

Também é útil trabalhar com um professor ou tutor que possa oferecer orientação personalizada. Um professor experiente pode ajudar a identificar quais áreas da gramática um estudante pode estar achando mais desafiadoras e fornecer explicações e exercícios direcionados para abordar essas dificuldades.

Por fim, é importante lembrar que aprender gramática não é um processo rápido ou fácil. É necessário dedicação e prática regular para compreender as estruturas de linguagem em um nível mais profundo. Com o tempo e o esforço adequados, no entanto, a compreensão da gramática de um idioma pode ser alcançada, permitindo que o estudante de idiomas progrida em sua jornada de aprendizado.

Falta de tempo: 

Estudantes adultos geralmente têm uma agenda ocupada, com trabalho e responsabilidades familiares, o que pode tornar difícil encontrar tempo para estudar um novo idioma.

A falta de tempo é um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes de idiomas, mas existem várias maneiras de argumentar contra essa dificuldade e encontrar tempo para estudar e praticar um idioma.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que aprender um idioma não precisa ser uma tarefa de tempo integral. É possível dedicar apenas alguns minutos por dia para estudar e praticar, e ainda assim fazer progressos significativos. É importante definir metas realistas e alcançáveis em relação ao tempo e dedicar-se a cumpri-las regularmente.

Além disso, existem várias maneiras de incorporar o estudo de idiomas em atividades do dia a dia. Por exemplo, ouvir podcasts ou músicas no idioma alvo enquanto se exercita, lê ou cozinha, é uma forma eficaz de praticar e aprender um idioma. Também é possível usar aplicativos de idiomas que oferecem lições curtas e atividades interativas, que podem ser feitas durante o tempo livre, como em uma pausa para o café ou no transporte público.

Outra opção é estudar com um professor ou tutor que possa oferecer aulas personalizadas de acordo com sua disponibilidade de tempo. Um professor experiente pode ajudar a maximizar o tempo disponível para estudar e praticar, fornecendo orientação específica e exercícios adaptados para as necessidades do estudante.

Por fim, é importante lembrar que o aprendizado de um idioma é um processo gradual e contínuo, e não há uma “data de validade” para quando um estudante deve alcançar a fluência. Com dedicação e prática regular, é possível aprender e progredir em um idioma, mesmo com uma agenda ocupada.

Medo de parecer bobo ou errado: 

Estudantes adultos podem se sentir desconfortáveis em parecerem bobos ou errados ao falar um novo idioma. Eles podem se preocupar com o julgamento dos outros, o que pode afetar sua confiança e motivação.

Muitos estudantes de idiomas adultos enfrentam o medo de parecer bobo ou errado ao praticar a língua alvo, mas é importante lembrar que fazer erros e parecer um pouco bobo faz parte do processo de aprendizado.

Em primeiro lugar, é importante entender que todo mundo comete erros ao aprender um idioma, independentemente de sua idade ou nível de habilidade. Fazer erros é uma parte natural e essencial do processo de aprendizagem e permite que o estudante identifique áreas que precisam de mais prática e compreensão.

Também é útil lembrar que a maioria das pessoas é muito mais compreensiva e solidária do que se pode imaginar. Os nativos de um idioma sabem que aprender um idioma é desafiador e admiram as pessoas que tentam. Eles são geralmente muito pacientes e encorajadores quando alguém tenta se comunicar com eles em seu idioma.

Outra forma de combater o medo de parecer bobo ou errado é ter em mente que o objetivo principal do aprendizado de um idioma é a comunicação. Não se trata de ser perfeito ou não cometer erros, mas de ser capaz de se expressar e entender os outros. Concentre-se em comunicar suas ideias da melhor maneira possível e permita-se cometer erros ao longo do caminho.

Finalmente, é importante lembrar que aprender um idioma é uma jornada pessoal e única. Cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizado e enfrentará seus próprios desafios únicos. Comparar-se com outros alunos pode ser desencorajador e improdutivo. Concentre-se em sua própria jornada de aprendizado e celebre suas conquistas, grandes ou pequenas.

Em suma, o medo de parecer bobo ou errado é um obstáculo comum no aprendizado de um idioma, mas pode ser superado com prática e paciência. Lembre-se de que os erros são parte do processo de aprendizado, concentre-se na comunicação e sua própria jornada de aprendizado e não tenha medo de cometer erros

Dificuldade em encontrar oportunidades de praticar:

Encontrar oportunidades de praticar um novo idioma pode ser difícil para estudantes adultos, especialmente se eles não têm acesso a comunidades onde o idioma é falado ou se eles não têm amigos que falam o idioma.

Muitos estudantes de idiomas enfrentam a dificuldade de encontrar oportunidades para praticar a língua alvo, mas existem várias maneiras de superar essa barreira e encontrar oportunidades de prática.

Uma opção é participar de grupos de conversação ou intercâmbios linguísticos em sua comunidade. Esses grupos são geralmente formados por pessoas que estão aprendendo ou ensinando um idioma e são ótimas oportunidades para praticar a conversação e melhorar as habilidades de audição. Além disso, muitos grupos de conversação e intercâmbios linguísticos agora ocorrem online, o que significa que é possível participar de qualquer lugar do mundo.

Outra opção é encontrar um parceiro de conversação ou um tutor que possa ajudar a praticar o idioma. Há muitos aplicativos e sites que conectam estudantes de idiomas com falantes nativos que desejam praticar outro idioma. Esses parceiros podem oferecer correções e orientações úteis para melhorar a pronúncia e a gramática, além de fornecer oportunidades de conversação mais intensivas.

Também é possível praticar sozinho em casa. Há muitos recursos online disponíveis, como vídeos, podcasts, filmes e séries de TV, que permitem praticar habilidades de audição e compreensão em casa. Além disso, a leitura de livros, artigos ou notícias em outro idioma pode ajudar a melhorar as habilidades de leitura e ampliar o vocabulário.

Por fim, é importante lembrar que praticar um idioma não precisa ser uma atividade formal e estruturada. É possível encontrar maneiras criativas e divertidas de praticar o idioma, como jogos de tabuleiro, karaokê em outro idioma, ou cozinhar uma receita em outro idioma. A chave é encontrar maneiras de tornar a prática divertida e envolvente para manter a motivação e o interesse ao longo do tempo.

Em resumo, embora encontrar oportunidades para praticar um novo idioma possa ser um desafio, existem muitas maneiras de superar essa barreira e encontrar maneiras divertidas e criativas de praticar. Seja por meio de grupos de conversação, parceiros de conversação, recursos online ou atividades criativas, é possível praticar e melhorar habilidades em outro idioma.

Argumentos de auto sabotagem que os estudantes utilizam para desistir

Embora aprender um novo idioma possa ser uma experiência enriquecedora, muitos estudantes adultos enfrentam uma série de argumentos de auto sabotagem que podem impedi-los de alcançar seus objetivos. Alguns acreditam que não têm habilidades para aprender um novo idioma, enquanto outros acreditam que não têm tempo suficiente para se dedicar ao estudo.

Alguns também podem ter medo de parecerem bobos ou errados ao falar em público, e outros podem não ver uma aplicação prática para o idioma em suas vidas. Neste artigo, vamos explorar esses argumentos de auto sabotagem em detalhes e oferecer estratégias para superá-los, permitindo que os estudantes adultos progridam em sua jornada de aprendizado de idiomas.

  1. “Eu não sou bom em aprender idiomas”: Muitos estudantes adultos usam essa justificativa para desistir antes mesmo de tentar. Eles acreditam que sua capacidade de aprender um novo idioma é limitada, o que pode afetar sua motivação e desempenho.
  2. “Eu não tenho tempo suficiente”: Os estudantes adultos podem usar a falta de tempo como uma desculpa para evitar o estudo de um novo idioma. Eles podem acreditar que não têm tempo suficiente para aprender um novo idioma devido a suas outras responsabilidades.
  3. “Eu sou velho demais para aprender um novo idioma”: Muitos estudantes adultos acreditam que são velhos demais para aprender um novo idioma. Eles podem acreditar que sua idade afetará sua capacidade de aprender e reter novas informações.
  4. “Eu nunca vou usar o idioma”: Alguns estudantes adultos podem desistir de estudar um novo idioma porque não veem uma aplicação prática para o idioma em suas vidas. Eles podem acreditar que nunca terão a oportunidade de usar o idioma, o que pode afetar sua motivação e desempenho.
  5. “Eu não posso aprender sozinho”: Muitos estudantes adultos acreditam que precisam de um professor para aprender um novo idioma e que não podem aprender sozinhos. Eles podem acreditar que não têm as habilidades necessárias para aprender sozinhos, o que seria preciso um professor para ensinar.

Como Lidar com a autossabotagem

A autossabotagem é um comportamento que pode ser bastante comum em muitos estudantes de idiomas. Eles podem se sentir desmotivados, inseguros e incapazes de aprender uma nova língua. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a lidar com a autossabotagem e alcançar sucesso no aprendizado de idiomas.

  1. Identifique os pensamentos negativos: Comece a prestar atenção em sua voz interior e identifique quais são os pensamentos negativos que estão te impedindo de progredir no aprendizado de idiomas. Isso pode incluir crenças limitantes, como “Eu nunca vou aprender esse idioma” ou “Sou muito velho para aprender um novo idioma”. Quando você identifica esses pensamentos, pode começar a trabalhar para mudá-los.
  2. Reformule seus pensamentos: Em vez de permitir que os pensamentos negativos o impeçam de aprender um novo idioma, tente mudar sua perspectiva. Por exemplo, em vez de pensar “Eu nunca vou aprender esse idioma”, tente mudar para “Estou enfrentando desafios agora, mas com prática e perseverança, posso melhorar minhas habilidades”.
  3. Estabeleça metas alcançáveis: Em vez de se concentrar em objetivos distantes e aparentemente impossíveis, divida suas metas em objetivos menores e alcançáveis. Por exemplo, em vez de se concentrar em falar fluentemente, tente se concentrar em aprender um novo conjunto de vocabulário a cada semana ou assistir a um filme sem legendas. Dessa forma, você pode construir um senso de realização e progresso em seu aprendizado.
  4. Crie um ambiente positivo: Encontre um ambiente de aprendizado que o faça sentir-se positivo e motivado. Isso pode incluir encontrar um parceiro de estudo, juntar-se a um grupo de conversação ou a uma aula em grupo. Encontrar pessoas que compartilham seus interesses e metas pode ajudar a mantê-lo motivado e envolvido no processo de aprendizagem.
  5. Pratique a autocompaixão: Aprender um novo idioma pode ser um processo desafiador e pode haver momentos em que você cometerá erros ou se sentirá frustrado. É importante praticar a autocompaixão e ser gentil consigo mesmo. Lembre-se de que é normal cometer erros e que esses erros são oportunidades para aprender e crescer.

Em resumo, lidar com a autossabotagem no aprendizado de idiomas pode ser um desafio, mas é possível superá-lo. Identificar pensamentos negativos, reformule-os, estabelecer metas alcançáveis, criar um ambiente positivo e praticar a autocompaixão são algumas das estratégias que podem ajudar a manter a motivação e a alcançar sucesso no aprendizado de um novo idioma.

 
 
 
Stella M.
Stella M.
Rio de Janeiro / RJ
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Graduação: Letras Português e Espanhol (Universidade Estácio de Sá)
Inglês Avançado, Inglês para IELTS, Inglês para CPE (Certificate of Proficiency in English)
Professora de inglês e português com mais de 20 anos de experiência no ensino de idiomas. Faça uma aula experimental!

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