O desafio de aprender um novo idioma na idade adulta
em 17 de Abril de 2023
Para aqueles que desconhecem a profissão, o aduaneiro é um funcionário que trabalha na alfândega. A função dele é taxar os produtos que são importados e/ou exportados do país antes de chegar às mãos do seu dono.
Além de ser responsável pela análise de documentos dos produtos, logística, administração das questões fiscais e conferência de mercadorias.
É por este motivo que o concurso para aduaneiros exige conhecimento, por parte do candidato, em inglês. Com uma rotina destas, fica impossível se candidatar a vaga se você não sabe nada do idioma.
Os salários dos despachantes aduaneiros chegam a quase R$5 mil. Por ser um valor acima da média das empresas privadas, com certeza vale a pena fazer um esforço para aprender inglês, mesmo sendo uma língua que você nunca gostou ou nunca teve interesse em aprender.
E pense também na questão da estabilidade, não só financeira, mas, também de permanência, que é o que quase 100% dos brasileiros procuram num emprego, ainda mais com a taxa de desemprego que anda nas alturas no Brasil.
Nunca mais você terá que se preocupar em ficar desempregado ou passar pela experiência desgastante de procurar um emprego, juntando isso e esse salário, aprender inglês com certeza será o menor dos problemas.
E não tem jeito, quem quer arrumar um bom emprego, numa boa empresa, seja ela pública ou privada, aprender aprender inglês é essencial.
De um diretor de uma grande empresa, até um atendente de telemarketing ou um aduaneiro, todas as profissões exigem o conhecimento da língua inglesa.
Falar inglês se tornou tão importante quanto uma graduação ou uma pós.
E se você sempre fugiu por não ter tempo ou dinheiro para fazer um curso, a realidade nesse sentido também mudou.
Hoje é possível aprender sem sair de casa e com um valor bem mais acessível.
Você, com certeza, nunca imaginou em fazer um curso de idiomas via Skype, certo? Pois essa é a realidade de vários cursos ao redor do mundo, hoje em dia.
Além disso, esse ensino a distância também possibilitou outro ponto muito importante: a redução dos preços nas aulas de idiomas. Isso porque simplifica a logística. Reduz os custos com sala de aula, luz e transporte e locomoção do professor.
A verdade é que o inglês se tornou um baita investimento na vida profissional. Ele se tornou o ponto de desempate entre conseguir ou não conseguir um bom emprego.
E aí, o que você prefere? Ter estabilidade ou ficar ganhando um salário mínimo para o resto da vida porque não quer aprender inglês?