Bloqueio Continental
Por: Susana F.
29 de Junho de 2022

Bloqueio Continental

Caricaturas

História História do Brasil À distância História Mundial Aulas particulares de História Orientação e acompanhamento nos trabalhos e atividades

O pudim de ameixa em perigo ou estado epicures tomando un petit souper, pub. 1805 (gravura colorida à mão) de James Gillray

O pudim de ameixa em perigo ou estado epicures tomando un petit souper, pub. 1805 (gravura colorida à mão)(The Plum Pudding in danger or State Epicures taking un Petit Souper, pub. 1805 (hand coloured engraving)

 

A charge acima foi criada pelo caricaturista inglês James Gillray, no século XIX, retratando a tensão entre as duas maiores potências econômicas da época, França e Inglaterra. 

Ela traduz o momento exato em que Napoleão Bonaparte emite o Decreto de Berlim, conhecido como o Bloqueio Continental. A ação visava enfraquecer a econômia britânica. Mas acabou culminando o declínio do seu império. Literalmente podemos dizer que foi um tiro no pé. 

Na imagem, o artista, projeta um banquete simbolizando a rivalidade desses grandes impérios. Representados pelo Primeiro Ministro inglês William Pit (sentado à esquerda) facilmente identificado pela figura contida na cadeira em que se senta, um leão, símbolo da Grã-Bretanha, portando uma bandeira da Inglaterra e o Imperador francês Napoleão Bonaparte (sentado à direita), também facilmente identificado pelas plumas que compõe seu chapéu, nas cores azul, branco e vermelho, cores estas da bandeira francesa,  e pela águia real, símbolo utilizado por Bonaparte para representar o seu império. No centro da mesa, servido em uma bandeja como se fosse um bolo que acabara de sair do forno, muito apetitoso por sinal, está o planeta Terra que à luz daquele período encontrava-se dividido entre as pretensões francesas e inglesas.

Napoleão corta com a espada o continente europeu deixando de fora da fatia cortada a Inglaterra.  Justamente para dar a ideia do Bloqueio Continental. Enquanto o Primeiro Ministro corta o mundo ao meio, ficando sobre o julgo inglês toda a região do Oceano Atlântico aonde se faz presente as Américas, naquele período muito mais promissoras no sentido de mercado quanto a própria Europa. 

A rivalidade dessas duas grandes potências influenciou a História de outras nações como Portugal. Resultando a transferência da administração da Coroa Portuguesa para o Brasil. 

E aqui temos o ínicio de uma nova era no Brasil chamada de  Período Joanino.

Venha navegar comigo nessa deliciosa história e descobrir como Dom João VI deu um golpe de mestre em Napoleão Bonaparte!

 

 

R$ 50 / h
Susana F.
Brasília / DF
Susana F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História do Brasil História - História Antiga História - Ensino À Distância
Especialização: Educação para Infância: educação infantil e Ed. Fundamental (Faculdade UnYLeYa)
Venha comigo descomplicar a história! Vamos aprender de verdade!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil