Ciência e Música
Por: Talita F.
11 de Outubro de 2014

Ciência e Música

Física Ensino Médio EM Indução Elétrica Galileu Trabalho Movimento Gravidade Ensino Fundamental

A ciência não se aprende

A ciência apreende

A ciência em si

 

A ciência não se ensina

A ciência insemina

A ciência em si

 

A ciência não avança

A ciência alcança

A ciência em si

 

A música "A Ciência em si", de Gilberto Gil e Arnaldo Antunes, retrata a impressionante “onipresença” da Ciência. Leonardo da Vinci concorda com esta característica quando recomenda que "Para o completo desenvolvimento da mente: estude a arte da ciência, estude a ciência da arte. Perceba que tudo se conecta a todo resto".

Está claro que a arte, em suas diversas manifestações, como a música, o cinema, a fotografia, possui uma estreita relação com a Física. Se tomarmos a música como parâmetro, é possível reconhecer princípios físicos desde a sua composição fundamental, que por si só seria um tema bem interessante. Deste ponto de vista, por exemplo, caberia explorar o movimento harmônico das cordas de um violão, a Lei de Indução de Faraday presente no funcionamento de uma guitarra elétrica, entre outros assuntos. Mas neste breve texto, o objetivo é ressaltar o paralelo que se faz, há muito tempo, entre Música e Física no que se refere às letras. Os fenômenos físicos, literal ou metaforicamente, inseridos em músicas, em sua maioria passam despercebidos pelos ouvintes. Um compositor que se utiliza da Física (da Química ou da Biologia) em suas músicas certamente despende tempo e cautela para que um pequeno trecho faça sentido - por vezes múltiplos sentidos - e para que os especialistas de plantão não encontrem motivos para críticas posteriores baseadas em algum deslize.

Um trabalho muito interessante nesse sentido, para não dizer incrível, é o filme Watchmen (2009), o qual apresenta uma tentativa de dar realidade científica aos personagens, entre diversas “licenças poéticas”, é claro. O filme contou com a consultoria do professor James Kakalios, da Universidade de Minnesota (Estados Unidos), autor de A física dos super-heróis. No vídeo Science of Watchmen (clique aqui), Kakalios expõe alguns esclarecimentos. Fica a dica!

Esta prática de buscar relações entre Física e música, filmes, etc., também tem sido utilizada com outros propósitos, além da simples apreciação, exemplo disso é o próprio Ensino de Física. Como “aprendiz de professora”, particularmente, tive a oportunidade de lançar mão desta artimanha em sala de aula. Para tanto, foi selecionada a música Tendo a Lua, dos Paralamas do Sucesso (clique aqui), a qual induz o ouvinte a pensar, de uma maneira encantadora, especificamente sobre um dos diferentes tipos de força existentes na natureza, a força da gravidade.  A música permite ainda uma comparação entre o céu de Ícaro, em sua dimensão mítica e trágica, e o de Galileu, governado pelas leis da física. Um prato cheio para os alunos do Ensino Médio!

Enfim, estes são só alguns exemplos das diversas relações existentes entre conhecimento científico de pesquisadores de diversas áreas e a subjetividade da arte musical, como bem coloca o quadro "Uma música um tema" (clique aqui), exibido pela Rádio UFSCAR. 

 

(Talita R. Ferreira)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil