Um estudo da " We Are Social, revelou alguns detalhes bem interessantes sobre o comportamento dos usuários no universo digital. Um dos destaques é o vício dos brasileiros pelas redes sociais. Apesar da internet ter 58% de penetração do país, o Brasil é o país que passa mais tempo conectado em relação a todos os outros países apresentados na pesquisa. Só para ter uma ideia, a penetração da internet em outros lugares é bem maior, chegando a 92% no Reino Unido, por exemplo.
Os brasileiros gastam em média pouco mais de 3 horas navegando nas redes sociais, especialmente o Facebook,que continua sendo a favorita. Ou seja, qualquer estratégia de comunicação eficiente precisa passar pelas redes sociais aqui no país. Não tem jeito! Mas, como conseguir otimizar o seu tempo nesse trabalho com tantas opções? Reunimos algumas dicas baseadas em estratégias utilizadas por diversos profissionais da área que já tiveram um retorno positivo. Confira:
1 – Crie um calendário
Pode parecer apenas um detalhe, mais faz toda a diferença. No calendário, você consegue visualizar a sua exposição por mídia social e ainda fica de olho em datas importantes para uma ação especial. A sua equipe inteira também acompanha a divisão, além de ficar mais claro para o cliente entender o seu esforço.
2 - Use estratégias diferentes para cada rede social
Essa observação pode até constar no seu calendário. Cada rede social tem uma característica diferente. Por isso, divulgar o conteúdo da mesma forma em todos os canais, na verdade, não faz você “economizar seu tempo”. Você está desperdiçando, na verdade. Basta adaptar a sua mensagem para o que cada rede valoriza mais. Ex: Use uma imagem especial no Instagram e capriche nas hashtags e marcações no Twitter.
3 – Acompanhe suas métricas
As métricas de cada rede social são essenciais para avaliar se você está acertando ou errando. Visualizando semanalmente ou mensalmente a repercussão do conteúdo, já dá para ver o tipo de mensagem que costuma fazer sucesso com o seu público em cada rede. Assim, você deixa de lado as estratégias que não funcionaram bem e foca nas que deram certo.
Se precisar de ajuda para aprender a fazer isso tudo, entre em contato.