Meu Professor Particular Preferido
Por: Tato F.
19 de Dezembro de 2017

Meu Professor Particular Preferido

Piano

Conhecer o aluno não basta. Conhecer o que deseja também não.
Meu Professor Particular favorito sempre quis saber a fundo qual minha maior dificuldade. Não chegava dando a matéria que sabia; descobria sempre o que mais eu necessitava dentro da matéria.
Nascido em Penápolis, estudei em Conservatório de ponta, na cidade de Lins, estado de São Paulo. Ao chegar à capital, já formado em piano, busquei uma senhora que me alugaria um piano para continuar os estudos de piano, pois pretendia me aperfeiçoar com o grande pianista Fritz Yank.
Pois bem: esta senhora havia estudado com o tal Mestre por dez anos e começou a passar-me tudo o que aprendera com ele, e acredito que soubesse sobre a técnica dele mais do que o próprio.
Estudei com ela apenas dois meses, que me valeram para o resto da vida. Até hoje trago embutido em mim conselhos e frases que volta-e-meia repito e torno a repetir. Conceitos e atitudes extremamente positivas! Eu a conheci em 1968: Marina da Gama Cerqueira. Veio a falecer pouco tempo depois, e jamais a esquecerei.
Ouvia-me a tocar e percebia profundamente onde estavam as falhas, de que precisaria para corrigir, o que poderia melhorar em meu toque, como meu som poderia ser melhor ouvido, que exercícios seriam necessários para crescer mais e mais.
Ver e olhar e ouvir e escutar o aluno, isso é o que meu Melhor Professor Particular deve aprender a fazer.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil