Dissertação
Thaís Braga
em 11 de Agosto de 2014



O que é dissertar?

É discutir assuntos, desenvolver raciocínios, ou tecer opiniões, delimitando um tema dentro de uma questão ampla e, muitas vezes, defendendo um ponto de vista, por meio de argumentos convincentes.

Tipos de dissertação:

- Expositiva: é uma exposição sobre o assunto, sem tecer opiniões pessoais ou tender a um ponto de vista.

- Argumentativa: esse tipo de dissertação tem o objetivo de convencer o leitor sobre determinado ponto de vista. Para isso, são usados argumentos fundamentados.

Organização do texto dissertativo:

a)Tema: É o assunto do texto. É uma ideia a ser defendida, que é construída em uma frase inicial (tópico-frasal), que é muitas vezes denominada TESE.

b)Especificação do assunto: Delimitar o assunto a ser tratado, caso o tema seja muito amplo.

c)Objetivo: Para que o objetivo do texto seja atingido é importante ter em mente o público-alvo, o que se quer provocar nesse público.  O objetivo é o norteador de tudo o que se pretende apresentar.

d)Argumentos: é o conjunto de ideias que justificam o objetivo do meu texto. É na argumentação que se convence o leitor do ponto de vista defendido, por isso uma comprovação é importante. As provas podem vir como exemplos, dados, testemunhos, etc. 

Belo Horizonte / MG
Graduação: Letras português (UFMG)
Graduanda em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Anteriormente cursei Pedagogia por dois anos. Desde então, dou aulas particulares para o ensino fundamental e médio. Professora de Língua Portuguesa especializada em correções de redações para o ENEM e concursos públicos. Especialização também em gramática. Autora do blog Redação nota mill. Aulas presenciais e online.
Letras - Professor particular de gramática, Letras - Literatura, Como fazer uma boa redação no vestibular, Como fazer uma boa redação no ENEM, Letras - Aprenda fazer redação, Letras - Dicas para uma boa redação, Letras - Manual da redação
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil