Proposta de redação da semana
Thaís Braga
em 13 de Outubro de 2014

Você já prestou atenção na ideologia por trás dos programas que assiste?

 

Qual o grau de imparcialidade da mídia?

 

Esse é um tema que pode ser abordado pelos vestibulares esse ano, já que vem sendo muito comentado nas redes sociais.

 

Neste post, o Redação Nota Mil vai propor a escrita de um artigo de opinião sobre o tema, que também pode ser utilizado para a escrita de um texto dissertativo-argumentativo.

 

Envie seu texto para correção: redacaonotamil@gmail.com

 

Texto I

 

A influência dos meios de comunicação na formação da opinião pública

novembro 27, 2010

Os grandes meios de comunicação possuem um intenso poder de influência na sociedade contemporânea. São eles que, por exemplo, definem quais temas devem ser discutidos e quais devem ser excluídos do âmbito da esfera pública. Além disso, a grande mídia impõe suas versões como verdades absolutas, fazendo com que muitos as aceitem sem ao menos questioná-las. Com esse intenso poder, esses grandes meios conseguem facilmente influenciar a opinião pública.

Um recente caso que exemplifica esse fato é o que se refere à criação dos conselhos de comunicação. Com o intuito de regulamentar a comunicação e os artigos 220 e 221 da Constituição nacional, setores do governo Lula e outras entidades propõe a criação dos tais conselhos. Estes, segundo o ministro Franklin Martins, não exerceriam o papel de censores e sim de fiscalizadores, tentando garantir aspectos como o direito de resposta, a proibição dos monopólios dos meios de comunicação, a preferência por programas educativos, entre outros. Entretanto, ao realizarem suas matérias, os grandes veículos como Folha e Estadão não abordaram nenhum desses aspectos, afirmando apenas que os conselhos seriam uma tentativa de censura.

Esse é apenas um exemplo, entre tantos outros, de como os grandes veículos tratam de forma simplista e totalmente parcial determinadas questões. Dessa forma, ao entrarem em contato com esse tipo similar de informação, muitas pessoas formam suas opiniões baseadas nas mesmas versões repetidas incessantemente.

Porém, apesar da prevalência desse fenômeno, não se pode deixar de considerar o importante papel adquirido recentemente pela internet. Esse novo meio de comunicação rompe, ainda que devagar, com esse monopólio da informação tão presente na sociedade. Ao consultarem as páginas da internet, as pessoas podem entrar em contato com as mais diferentes versões, muitas que, inclusive, são censuradas pela chamada grande mídia. Casos como a recente demissão da psicanalista Maria Rita Kehl, por exemplo, só ficaram muito conhecidos devido à divulgação ocorrida na internet.

Conclui-se, portanto, que ainda são os grandes meios de comunicação que mais influenciam a formação da opinião pública.  Entretanto, ao se tornar muito mais popular, a internet pode vir a ser uma forma alternativa e muito mais plural de influência no âmbito da esfera pública.

Fonte: http://grupopolitica2010.wordpress.com/2010/11/27/a-influencia-dos-meios-de-comunicacao-na-formacao-da-opiniao-publica/ ( Acessado em 12/10/2014)

Texto II

Fonte:http://qi-afi.blogspot.com.br/2013/04/a-cegueira-de-uma-nacao-midia.html ( acessado em 12/10/2014)

 

Belo Horizonte / MG
Graduação: Letras português (UFMG)
Graduanda em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Anteriormente cursei Pedagogia por dois anos. Desde então, dou aulas particulares para o ensino fundamental e médio. Professora de Língua Portuguesa especializada em correções de redações para o ENEM e concursos públicos. Especialização também em gramática. Autora do blog Redação nota mill. Aulas presenciais e online.
Redação, interpretação de textos, Ajuda em Português, Dúvida de Português, Português na Faculdade, Introdução ao Português, Português Online
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