Estrutura do Parágrafo

Letras
Estrutura do Parágrafo
Thaís Braga
em 28 de Agosto de 2014

  Hoje vamos tratar de um assunto muito importante, mas que é pouco lembrado no momento da produção do texto: a estrutura do parágrafo.

Existem diversos caminhos para o desenvolvimento do parágrafo dentro do texto.  Seguem algumas formas de fazê-lo.

- Retomada da palavra chave:

Nessa forma de desenvolvimento, basta retomar a palavra-chave a cada frase, sem repeti-la, acrescentando sempre uma informação nova a seu respeito. 

 

                                        a)     Para obter uma boa nota no ENEM, o estudante precisa se dedicar muito todos os dias.

b                                    b)  Porém, sempre que se propõe a estudar aparece um imprevisto.

c                                    c)  Com isso, ele acaba protelando os estudos e nunca consegue terminar o que foi proposto.

 

A palavra chave desse parágrafo é estudante. Ela é retomada nas frases seguintes através dos mecanismos de coesão já estudados.  

Na frase b, é substituído pelo sujeito oculto de se propõe. Na frase c, é substituído pelo pronome ele.  

 

Veja que basta retomar a palavra –chave de cada frase, sem repeti-la, acrescentando algo a seu respeito.

 

- Por encadeamento:

 

a)      É preciso estabelecer rígida fiscalização para o uso de telefones no momento da realização da prova.

b)      Alguns alunos, utilizam esses telefones para consultar as respostas das questões ou ate mesmo para tirar a atenção dos concorrentes.

c)       Como sabemos, a consulta das repostas é proibida e deve ser fiscalizada com alto rigor.

 

Veja que a frase b retoma a palavra telefone da frase a , e a frase c retoma a palavra respostas da frase b, fazendo um encadeamento de frase para frase.

No primeiro exemplo, todo o parágrafo está amarrado a uma só palavra. Neste segundo, é como se houvesse um revezamento, em que o segundo enunciado leva adiante uma palavra do primeiro e assim sucessivamente.

- Por divisão:

 

a)      Existem dois tipos de estudantes para concursos: os que estudam e não trabalham e os que trabalham e estudam.

b)      Sendo assim, os que estudam e trabalham têm maior dificuldade nos estudos, já que o tempo para dedicação é menor.

c)       Os que apenas estudam conseguem se organizar com maior facilidade, e com isso têm um desempenho melhor a curto prazo.

 

Neste terceiro tipo, a frase inicial divide os estudantes em dois grupos. Quando isso acontece, o desenvolvimento do parágrafo restringe-se a explicar os componentes dessa divisão.

 

- Por recorte:

 

a)- Existem forte razões para que os estudantes acreditem na aprovação do concurso realizado.

 

                        b)- Eles tiveram tempo necessário para estudar todo o conteúdo .

                        c)- Fizeram uma prova com muita confiança.

 

              

Nesse caso, a primeira frase é de sentido mais amplo. Por isso as outras duas, vieram restringir a ideia e escolher um ângulo a ser explorado.

 

.

O mais comum é combinar com habilidade no mesmo parágrafo duas técnicas diferentes, usar uma estrutura mista.

Em síntese, você deve observar:

 

1-      O parágrafo é formado por um conjunto de enunciados. Todos eles devem convergir para a produção de um sentido.

2-      A primeira frase de cada parágrafo, que se denomina tópico frasal, é sempre muito importante. Ela deve ter uma palavra de peso que possa ser explorada.

3-      Fica difícil desenvolver bem um parágrafo se o tópico frasal for muito vago. Evite abstrações.

4-      Todo parágrafo deve sempre ter uma palavra que o norteie.

5-      Cada parágrafo deve explorar uma só ideia. Explorara várias ideias ao mesmo tempo torna o texto confuso sem nenhuma coerência.

 

 

Viana, Antonio Carlos Mangueira. Roteiro de Redação – Lendo e Argumentando: São Paulo, Scipione, 1997

Belo Horizonte / MG
Graduação: Letras português (UFMG)
Graduanda em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Anteriormente cursei Pedagogia por dois anos. Desde então, dou aulas particulares para o ensino fundamental e médio. Professora de Língua Portuguesa especializada em correções de redações para o ENEM e concursos públicos. Especialização também em gramática. Autora do blog Redação nota mill. Aulas presenciais e online.
Letras - Professor particular de gramática, Letras - Literatura, Como fazer uma boa redação no vestibular, Como fazer uma boa redação no ENEM, Letras - Aprenda fazer redação, Letras - Dicas para uma boa redação, Letras - Manual da redação
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 45 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil