Nova proposta de redação: Novos modelos de família e a const
em 03 de Maio de 2015
Hoje vamos tratar de um assunto muito importante, mas que é pouco lembrado no momento da produção do texto: a estrutura do parágrafo.
Existem diversos caminhos para o desenvolvimento do parágrafo dentro do texto. Seguem algumas formas de fazê-lo.
- Retomada da palavra chave:
Nessa forma de desenvolvimento, basta retomar a palavra-chave a cada frase, sem repeti-la, acrescentando sempre uma informação nova a seu respeito.
a
a) Para obter uma boa nota no ENEM, o estudante precisa se dedicar muito todos os dias.
b b) Porém, sempre que se propõe a estudar aparece um imprevisto.
c c) Com isso, ele acaba protelando os estudos e nunca consegue terminar o que foi proposto.
A palavra chave desse parágrafo é estudante. Ela é retomada nas frases seguintes através dos mecanismos de coesão já estudados.
Na frase b, é substituído pelo sujeito oculto de se propõe. Na frase c, é substituído pelo pronome ele.
Veja que basta retomar a palavra –chave de cada frase, sem repeti-la, acrescentando algo a seu respeito.
- Por encadeamento:
a) É preciso estabelecer rígida fiscalização para o uso de telefones no momento da realização da prova.
b) Alguns alunos, utilizam esses telefones para consultar as respostas das questões ou ate mesmo para tirar a atenção dos concorrentes.
c) Como sabemos, a consulta das repostas é proibida e deve ser fiscalizada com alto rigor.
Veja que a frase b retoma a palavra telefone da frase a , e a frase c retoma a palavra respostas da frase b, fazendo um encadeamento de frase para frase.
No primeiro exemplo, todo o parágrafo está amarrado a uma só palavra. Neste segundo, é como se houvesse um revezamento, em que o segundo enunciado leva adiante uma palavra do primeiro e assim sucessivamente.
- Por divisão:
a) Existem dois tipos de estudantes para concursos: os que estudam e não trabalham e os que trabalham e estudam.
b) Sendo assim, os que estudam e trabalham têm maior dificuldade nos estudos, já que o tempo para dedicação é menor.
c) Os que apenas estudam conseguem se organizar com maior facilidade, e com isso têm um desempenho melhor a curto prazo.
Neste terceiro tipo, a frase inicial divide os estudantes em dois grupos. Quando isso acontece, o desenvolvimento do parágrafo restringe-se a explicar os componentes dessa divisão.
- Por recorte:
a)- Existem forte razões para que os estudantes acreditem na aprovação do concurso realizado.
b)- Eles tiveram tempo necessário para estudar todo o conteúdo .
c)- Fizeram uma prova com muita confiança.
Nesse caso, a primeira frase é de sentido mais amplo. Por isso as outras duas, vieram restringir a ideia e escolher um ângulo a ser explorado.
.
O mais comum é combinar com habilidade no mesmo parágrafo duas técnicas diferentes, usar uma estrutura mista.
Em síntese, você deve observar:
1- O parágrafo é formado por um conjunto de enunciados. Todos eles devem convergir para a produção de um sentido.
2- A primeira frase de cada parágrafo, que se denomina tópico frasal, é sempre muito importante. Ela deve ter uma palavra de peso que possa ser explorada.
3- Fica difícil desenvolver bem um parágrafo se o tópico frasal for muito vago. Evite abstrações.
4- Todo parágrafo deve sempre ter uma palavra que o norteie.
5- Cada parágrafo deve explorar uma só ideia. Explorara várias ideias ao mesmo tempo torna o texto confuso sem nenhuma coerência.
Viana, Antonio Carlos Mangueira. Roteiro de Redação – Lendo e Argumentando: São Paulo, Scipione, 1997