8 aplicativos que auxiliam na oralidade em inglês
Por: Thayse T.
29 de Março de 2019

8 aplicativos que auxiliam na oralidade em inglês

Letras inglês básico inglês para iniciantes inglês intermediário língua inglesa para iniciantes Lingua Inglesa Linguagens e suas Tecnologias Apoio aos Estudos Speaking comunicação oral Expressão Oral e Escrita comunicação oral e escrita Conteúdo ESL English (Inglês como segunda língua) ESL online Inglês (ESL) Inglês para adultos

Já faz um tempo que a tecnologia digital vem participando do cotidiano de muitas pessoas. E em um curto período de tempo, ela tem mudado bastante. Afinal, mudanças são necessárias para adequar-se aos novos tempos e com as mudanças tecnológicas digitais não é diferente. Com isso, surgiu também um novo estilo de aprender: o celular e seus aplicativos. Portanto, é interessante se render a ele, até porque, de fato tem sido bem útil no campo da educação. Sem contar na facilidade e acessibilidade que isto traz. Com tantas outras ocupações e afazeres que temos, o uso de aplicativos é ideal, pois não ocupam muito tempo e contam com a vantagem de ser usados em qualquer lugar e em qualquer momento oportuno. Nada mais de carregar livros e/ou material. E, além disso, por que não utilizarmos o celular de uma forma mais útil?

Bom, existe uma infinidade de aplicativos disponíveis desenvolvidos para complementar o ensino-aprendizagem de língua inglesa. E em sua maioria, são acessíveis e em grande parte gratuitos. Eles vêm em várias formas, teorias e propósitos. Sem contar com os diferentes desenhos e designs.  E até este detalhe pode influenciar no aprendizado, pois enviam estímulos visuais ao aprendiz. Por exemplo, o aplicativo apresenta figuras com um som de uma determinada palavra ou expressão, e o aprendiz repete através de atividades ou exercícios posteriores. Desta maneira, quando o aluno observar certa imagem, será mais fácil lembrar-se da palavra estudada, associando assim o conteúdo de maneira mais leve. Outra influência interessante e que vem ganhando destaque é a gamificação (gamification) encontrada nesses aplicativos. Ela faz uso de elementos de jogos, mas em outros contextos que não são os jogos propriamente ditos. Em suma, a gamificação aparenta ser um jogo e induz o indivíduo a jogar em prol de algum alvo, neste caso, o aprendizado de língua inglesa.

E para terminar, é preciso falar um pouco sobre oralidade. Sabemos que a oralidade não é uma tarefa fácil e exige que o aprendiz seja apto não só a pronunciar as palavras de maneira correta, mas também utilizar a linguagem apropriada e a estruturar frases. Primeiramente, para melhorar a habilidade oral, é sugerido o uso do input, ou seja, um simples som; áudio, para que possam escutar e posteriormente praticar. É fundamental estar exposto à linguagem para então praticá-la com mais segurança. O foco aqui é justamente esse, obter este input,adquirir uma melhor pronúncia e, consequentemente, ganhar mais vocabulário, o que ajuda na construção de uma linguagem mais apropriada e na construção de frases.

Assim, diante de todas as características mencionadas, os aplicativos educacionais selecionados foram:

1) Duolingo

Um dos mais conhecidos. Esse aplicativo é gratuito e usa da gamificação em seu sistema. Ao aprender uma unidade o usuário ganha pontos e tem a possibilidade de ganhar outros prêmios, como medalhas por exemplo. Afora isso, o aplicativo também permite a visualização de ranking entre amigos, a criação de grupos de estudos e outros mini-jogos. Além do mais, o aplicativo conta com a possibilidade de melhorar a comunicação oral do usuário, pois em cada lição ele ouve algumas frases, abordadas em diferentes temas e lições, e deve repeti-las no gravador do próprio aplicativo para o correto exercício da oralidade. Assim, este aplicativo usa da entrada de áudio do smartphone para ouvir e associar se a pronúncia do usuário está próxima do correto ou não.

 2) Memrise

É outro aplicativo que utiliza da gamificação. E a cada vocábulo que é passado para o usuário, há um áudio claro para escutar. Porém, diferente do Duolingo, não há opção em que o usuário possa repetir e gravar no próprio aplicativo, mas isso não é um empecilho para o usuário, que pode treinar por si mesmo. Basta ouvir quantas vezes for necessário e repetir o conteúdo. O aplicativo também possui pontuação, ranking e design bem colorido para estimular os aprendizes. Caso o usuário opte pela versão paga é possível estudar off-line e ter acesso a vídeos com falantes nativos para treinar a oralidade.

3) Lingodeer

É um aplicativo bem parecido com os já mencionados acima, porém sem algumas características, como por exemplo,um ranking. Quanto à oralidade, há bastante input e é mandatório ouvir e repetir gravando seu aúdio no aplicativo. O design dele é bem clean, e as lições rápidas e leves. Seu maior diferencial é que possui explicações gramáticas à parte de cada unidade. Para quem gosta ou “precisa entender os porquês”, esse aplicativo pode ser o ideal.

4) Busuu

Além das características de gamificação, design, áudio claro e gravação da pronúncia do usuário no próprio aplicativo, ele também permite que o usuário escolha o seu tema, não sendo necessário um prévio desbloqueio como os aplicativos anteriormente citados. Além do mais, esse aplicativo possui uma maneira diferente de aprendizado coletivo, pois não se utiliza de rankings entre amigos, e sim possibilita que seus usuários de todo o mundo corrijam entre si seus exercícios, inclusive a gravação do áudio, o qual outro aprendiz ou nativo pode avaliar se está correto ou próximo ao idioma. Outro diferencial desse aplicativo é a associação de imagens conforme o aluno aprende os vocábulos. O aplicativo também é gratuito, mas sua versão completa é paga e conta com lições de gramáticas, testes e certificados.

5) Xeropan

Esse aplicativo é o mais lúdico de todos. A parte oral, mais uma vez, fica por conta do aprendiz ao ouvir e repetir sozinho. O usuário pode escolher temas ao comprar lições com a moeda fictícia do próprio aplicativo, já que o aplicativo é gratuito. O usuário possui maneiras de conseguir as moedas do jogo gratuitamente, mas tem a opção de comprar as moedas do jogo caso queira. O aplicativo possui também áudio claro, associações de imagens, vídeos com falantes nativos e outros extraídos do Youtube, textos, jogos, acompanhamento da evolução do usuário nas quatro habilidades e muitas outras funcionalidades que os outros não possuem, como por exemplo, possui um perfil de usuário completo, inclusive com gráficos de seu avanço por mês.

6) Drops

É um aplicativo bem simples, com algumas boas funcionalidades e como seu nome diz, a cada gota (drop) é aprendida uma nova palavra. O mais interessante é que você pode escolher aprendê-la ou dispensá-la, ou seja, é um diferencial pois você pode fazer seu próprio nivelamento. Além deste diferencial, só é possível estudar 5 minutos por dia na versão gratuita, esses minutos são cronometrados enquanto você estuda. Por um lado é bom, porque aos poucos, todos os dias, o usuário tem o controle do aprendizado e por outro, não é tão bom para aqueles usuários mais "fominhas".

7) Mondly Languages

Esse aplicativo faz o uso de drills e repetições de forma bem parecida com o método audiolingual. Possui também várias lições com variados temas, mesmo que não seja possível usar tudo de uma vez. É preciso comprar desbloquear as lições seguintes, a não ser que o usuário prefira apenas fazer as lições a parte que são disponibilizadas diariamente. Entretanto, há outras funcionalidades diferentes no Mondly, uma delas é a simulação de um chat online, no qual você recebe mensagens e precisa gravar as suas, de acordo com uma das respostas que o aplicativo sugere, para se assemelhar a uma conversa real. Ao mesmo tempo, suas mensagens gravadas aparecem de forma escrita na tela. Em outra função similar, você também pode ouvir sua gravação e comparar com a original.

8) Elsa Speak

Por último, temos este aplicativo que é voltado para pronúncia, sem o uso de outras funções e atividades. É um aplicativo que possui um design lúdico também e cada lição é feita uma pronúncia diferente, a exemplo, na primeira lição o usuário aprende como pronunciar alguns sons finais em algumas palavras. Estes sons são sublinhados e estarão dentro de um contexto, pois também há a separação por temas. Primeiro o usuário ouve um áudio e depois grava sua repetição no próprio aplicativo, que confere se a pronúncia está próxima do correto e permite que o usuário avance. O usuário também pode ouvir sua própria gravação feita para comparar com a falada pelo aplicativo. Como diferencial, o aplicativo possui um dicionário de frases que o usuário digita e depois pode ouvi-la, repetir através do microfone no aplicativo, que lhe dará através de porcentagem e cores se a pronuncia está próxima e até encontrar vídeos extraídos do Youtube que contenham a frase ou palavra digitada. Além disso, possui também a descrição fonética da frase. Entretanto, não é um aplicativo completamente gratuito.

(Devo mencionar que os aplicativos acima, não estão em ordem de eficiência. São apenas sugestões selecionadas diante as características mencionadas anteriormente. )

Enfim, ao juntar esses aplicativos ou apenas ao incluir alguns deles na rotina, é possível desenvolver a oralidade. Experimente estudar através de uma nova estratégia. Para todos os estudantes e falantes de língua inglesa como língua estrangeira (EFL), é uma opção bem acessível, visto que não possuem muitas formas de colocar em prática a língua inglesa.

Até a próxima.

R$ 80 / h
Thayse T.
Lajeado / RS
Thayse T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Letras Português e Inglês e Respectivas Literaturas (UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio)
Aulas particulares de inglês online e multinível somente para adultos abordagem lexical
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil