
Área de Gráficos em problemas de Física

em 27 de Maio de 2018
No decorrer desses dez anos lecionando para o Ensino Médio, não pude deixar de reparar que a maioria dos estudantes em algum momento do estudo de Física se depara com a seguinte dúvida ao resolver problemas: Por onde começar?
Elaborei esse pequeno artigo para ajudar estudantes que tem esse tipo de insegurança com algumas dicas de ouros mas muito eficazes.
1° - Conhecer problemas previamente - Após assitir uma aula, ou vídeo aula, ou mesmo ler sobre um certo conceito da Física, prossiga seu estudo explorando exercícios resolvidos sobre o assunto. Os melhores livros didáticos ou mesmo sites como "cola da web" ou "brasil escola" oferecem listas de exercícios resolvidos classificados por temas. Conhecer a resolução de alguns problemas chaves de antemão é o caminho mais eficaz para ganhar confiança e ter o tão desejado insight durante a resolução de problemas inéditos. Quantos mais problemas resolvidos o estudante conhecer, maior é a probabilidade de sucesso em um exame.
2° - - É fundamental anotar todas as informações relevantes como dados numéricos, condições e contextos do problema. Destaque também as relações entre os dados e a questão em si. Nesse quesito, descartar os dados irrelevantes é tão importante quanto anotar os relevantes. Ao organizar a questão, faz-se um tipo de design do problema, o que facilitará drasticamente a sua resolução .
Leitura ativa-