Resolvendo Exercícios de Física
Por: Thiago V.
20 de Maio de 2018

Resolvendo Exercícios de Física

Aumente sua eficiência em exames

Física Ensino Médio Pré-Vestibular ENEM Ensino Superior

No decorrer desses dez anos lecionando para o Ensino Médio, não pude deixar de reparar que a maioria dos estudantes em algum momento do estudo de Física se depara com a seguinte dúvida ao resolver problemas: Por onde começar?

Elaborei esse pequeno artigo para ajudar estudantes que tem esse tipo de insegurança com algumas dicas de ouros mas muito eficazes.

1° - Conhecer problemas previamente - Após assitir uma aula, ou vídeo aula, ou mesmo ler sobre um certo conceito da Física, prossiga seu estudo explorando exercícios resolvidos sobre o assunto. Os melhores livros didáticos ou mesmo sites como "cola da web" ou "brasil escola" oferecem listas de exercícios resolvidos classificados por temas. Conhecer a resolução de alguns problemas chaves de antemão é o caminho mais eficaz para  ganhar confiança e ter o tão desejado insight  durante a resolução de problemas inéditos. Quantos mais problemas resolvidos o estudante conhecer, maior é a probabilidade de sucesso em um exame.

2° - - É fundamental anotar todas as informações relevantes como dados numéricos, condições e contextos do problema. Destaque também as relações entre os dados e a questão em si. Nesse quesito, descartar os dados irrelevantes é tão importante quanto anotar os relevantes. Ao organizar a questão, faz-se um tipo de design do problema, o que facilitará  drasticamente a sua resolução .

Leitura ativa-

R$ 65 / h
Thiago V.
Jundiaí / SP
Thiago V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Associação de resistores Física I Estática
Graduação: Licenciatura em Fisica (Universidade de São Paulo (USP))
Venha estudar Física
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil