S.I.:
Por: Tiago S.
24 de Março de 2021

S.I.:

Sistema Internacional de Medidas

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio

Introdução

            Durante a evolução dos meios e modos de comércio internacional e de produção de conhecimentos científicos num mundo globalizado, foi necessário padronizar as medidas a fim de que não houvessem partes prejudicadas em negociações de compra e venda de bens materiais e a reprodutibilidade de experimentações técnico-científicas.

            Ao que se refere à comercialização, houve tempos em que as medidas métricas eram baseadas ao tamanho de certas partes do corpo do rei de um determinado loca, por exemplo, uma polegada, um pé ou uma jarda, esta última é a medida entre o nariz do rei Henrique I da Inglaterra e o seu polegar com o braço esticado.

            Evidentemente, tais medidas eram discordantes com àquelas utilizadas em outros locais e causavam conflitos quanto aos preços e às quantidades negociadas, pois, se solicitava um produto qualquer imaginando-se uma medida e um preço, porém, se entregava outra medida por um valor indesejado.

            Situação semelhante ocorria com as unidades de massa. Na Inglaterra e Estados Unidos utilizou-se unidades com as libras, as onças, as arrobas e os dracmas. Entretanto, deve-se atentar que somente três países não utilizam o SI: Myanmar, Libéria e os Estados Unidos, único país industrializado; o Reino Unido, apesar de ter adotado o SI, mas, sem substituir seu sistema antigo.

            Em meio científico, o SI com sua padronização, permite que haja comunicação e uma maneira única de informar resultados para a comunidade científica em todo o planeta, e mesmo que se converta estes valores para outras unidades de linguagem comum por questões de informações para pessoas de fora da comunidade científica.

            O SI atual entrou em vigor em 20 de maio de 2019 em virtude da capacidade de se refazer as medidas de referência com maior precisão, entretanto, estas medidas não modificam profundamente apesar destas novas leituras.

 

Unidades básicas do Sistema Internacional

            São as unidades de base do Sistema Internacional, ou seja, as unidades que, por serem mais comumente utilizadas, são definidas assim:

 

Ampere

            É a unidade de corrente elétrica e seu símbolo é A, maiúsculo; tem o nome de André-Marie Ampère, físico francês; um ampere é igual à um coulomb por segundo, deste modo:

 

Kelvin

            Em termodinâmica, o kelvin, de símbolo K, obrigatoriamente em letra maiúscula, denota a unidade padrão para a temperatura absoluta, utilizada em física e química. Isto quer dizer que ao aferir a temperatura em escala kelvin, se afere a agitação das moléculas de um sistema de partículas e moléculas, o que dá origem ao zero absoluto, 0 K portanto.

            Um kelvin é igual à , considerando o ponto triplo da água, que é precisamente 273,16 K. Tem o nome do engenheiro e físico irlandês, Lorde Kelvin, William Thomson.

 

 

Segundo

            Com o símbolo de s, em letra minúscula, é a unidade de tempo padrão no SI; tem a duração  9 192 631 770 períodos de radiação dentre dois níveis hiper finos de radiação do estado fundamental do isótopo de césio, 133Cs.

            O povo sumério foi o pioneiro em contabilizar o tempo, criando os primeiros calendários; estas medidas de tempo, a princípio, são baseadas em fenômenos astronômicos.

 

Metro

            Conforme informa o Inmetro, um metro equivale à distância percorrida pela luz no vácuo em s. Seu símbolo, também em letra minúscula, é m.

 

Quilograma

            O quilograma é a única medida do SI que utiliza como o padrão um múltiplo, ou seja, 1 kg = 10³ g. Seu símbolo é escrito integralmente em letras minúsculas: kg. O protótipo internacional de quilograma, abreviado em inglês IPK, tem massa aproximada à massa de um litro de água. O IPK é um corpo metálico composto de irídio e platina e está em posse do Escritório Internacional de Pesos e Medidas na França.

 

Candela

            Do latim vela, é a unidade do SI utilizada na aferição de intensidade luminosa, desde a potência irradiada por uma fonte luminosa em uma certa direção, monocromática em frequência de 540 . 10¹² Hz; seu símbolo é escrito em letras minúsculas, sendo este o cd.

 

Mol

            Esta é a unidade SI para quantidade de matéria ou substância. Muito utilizada no estudo da química, seu símbolo é o mol, escrito integralmente em letras minúsculas.

            Mol é utilizado no cálculo de concentração de substâncias, e refere que um mol contém (com exatidão) 6, 022 140 76 . 10²³ unidades de quaisquer partículas da matéria, conforme é dito na constante de  Avogrado, expresso em mol-¹.

 

Demais unidades do SI

            Além destas sete unidades descritas em resumo, há outras unidades utilizadas em aplicações, inclusive neste texto, abordadas em contextos e conteúdos de maior especificidade, porém, as unidades que fomentam tais unidades com sua maior aplicação, por isso, devem ser tratadas nos artigos específicos; costumeiramente,  unidades derivadas são admitidas conforme exemplos das tabelas 1 e 2, dentre outras mais.

 

Unidades de tempo admitidas pelo SI

Unidade

Símbolo

Conversão em segundos

Minuto

min

60 s

Hora

h

3 600 s

Dia

d

86 400 s

Tabela 1: unidades adicionais admitidas pelo SI para medidas de tempo.

 

Unidades de massa e volume admitidas pelo SI

Unidade

Símbolo

Conversão em unidade padrão

Tonelada

t

1 000 kg

Tabela 2: unidades adicionais admitidas pelo SI para medidas de massa e volume.

 

Prefixos mais utilizados do SI

            Na tabela 3, a seguir, constam os prefixos com maior utilização em meio técnico-científico e acadêmico-escolar:

 

Prefixos com maior frequência de utilização do SI

Prefixo

pico

nano

micro

mili

centi

deci

-

deca

hecto

quilo

mega

giga

tera

Símbolo

p

n

µ

m

c

d

-

da

h

k

M

G

T

Múltiplo

10-¹²

10-9

10-6

10-³

10-²

10-¹

100

10¹

10²

10³

106

109

10¹²

Tabela 3: prefixos do Sistema Internacional

 

Notação

            Há uma maneira correta de representar as medidas segundo o SI: o valor da medida é seguido pelo símbolo da unidade a ser aferida:

 

654,3 km.

 

            Ao notar temperaturas em Celsius, se deve inserir um espaço entre o valor numérico e o símbolo de grau:

 

273,15 °C.

 

            Deve-se inserir um espaço ao símbolo de tempo e seu valor numérico e outro espaço entre o símbolo e o valor a seguir:

 

15 h 10 min 45 s.

           

 

 

R$ 50 / h
Tiago S.
Diadema / SP
Tiago S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Matemática para Ensino Médio Matemática - Geral Matemática para Enem
Graduação: Licenciatura em Química (Instituto Federal de São Paulo (IFSP))
Professor ensina química, física, matemática, biologia e ciências. Pré-vestibular, enem, reforço escolar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil