Propriedades da Matéria:
Por: Tiago S.
31 de Janeiro de 2021

Propriedades da Matéria:

um resumo

Química Química Geral Ensino Fundamental

Propriedades da matéria: um resumo

 

            Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e possui massa. A matéria é constituída por átomos e subpartículas, como elétrons, nêutrons e prótons; ainda há as propriedades que conferem dualidade do comportamento da matéria: em experimentação, a matéria pode se comportar ora como partícula, ora como onda. Descreve-se logo a diante o resumo das propriedades da matéria.

 

Propriedades gerais da matéria

 

            A matéria tem propriedades comuns a todos os elementos, isto quer dizer que todo elemento possui características de inércia; massa; impenetrabilidade e; divisibilidade que permitem atestar sua condição de matéria, pois, definem sua condição de existência.

 

Inércia

 

            Um sistema conservará sua inércia, que é a propensão de conservar sua condição de estar estático ou em movimento, se nenhuma força, interna ou externa, agir sobre este sistema.

 

Massa

 

            Todo corpo tem uma quantidade de matéria associada a este corpo. É a quantificação de sua inércia, ou seja, é a resistência de um determinado sistema à uma aceleração externa que pode ser aferida.

 

Impenetrabilidade

 

            Não é possível que dois corpos ocupem um mesmo local no espaço. Isto é verdade por conta do que é previsto no princípio de exclusão de Pauling, que indica que dois férmions iguais não poderão ocupar o mesmo estado quântico ao mesmo tempo ou simultaneamente.

 

Divisibilidade

 

            Toda a matéria pode ser dividida até um certo limite. Admitindo os níveis macroscópico, isto é, o que pode ser visto a olho nu, esta afirmação será verdadeira. Entretanto, com o desenvolvimento dos modelos atômicos e da teoria quântica, se percebeu que esta divisão é possível em nível submicroscópico, quer dizer, a matéria possui a possibilidade de ser dividida em diminutas estruturas constituintes.

 

Propriedades específicas

 

            Estas propriedades são peculiares a cada substância ou elemento, sendo propriedades químicas e físicas. São determinados por valores e caracterizações peculiares que permitem sua identificação e diferenciação entre os demais elementos e substâncias.

 

Propriedades químicas

 

            Definem os atributos relacionados às transformações que a matéria pode ser submetida. São características de combustão; oxirredução e; acidez e alcalinidade.

 

Combustão

 

            Ao reagir com a molécula de oxigênio (O2), que é o comburente, já que queimará um combustível, liberando energia, ou seja, liberará calor. Por exemplo, o etanol ao reagir com o oxigênio, de acordo com a reação a seguir, produzirá também água e dióxido de carbono:

 

2 C2H6 + 7 O2 ->  4 CO2 + 6 H2O

 

Oxirredução

 

            Em reações de oxirredução ocorre a troca de elétrons entre as substâncias. Isto acontece com metais, deteriorando-os, formando a “ferrugem” cuja reação é exemplificada abaixo. Além disto, há oxirredução na fotossíntese.

 

2 Fe +  O2 + nH2O -> Fe2O3n.H2O

 

Fe: nox = 0
Fe2O3n.H2O: nox do Fe em Fe2O3.nH2O = +3

----------------------------------------------------

nox = 0 + 3 = +3 -> Oxidação

 

O2: nox = 0

Fe2O3n.H2O: nox do O em Fe2O3.nH2O = -3

----------------------------------------------------

nox = 0 + (-3) = -3 -> Redução

 

 

Acidez e alcalinidade

 

            As substâncias são capazes de receber ou doar prótons, íons de hidrogênio que perderam seu elétron em um processo de ionização. Acidez e alcalinidade (também chamada de basicidade) é aferida pela escala de pH, potencial de hidrogênio, cujo qual relaciona que se o valor do pH é menor que sete, pH < 7, será ácido; o pH igual a sete, pH = 7, será neutro e; o pH maior que sete, pH > 7, será alcalino ou básico.

 

Propriedades físicas

 

            Estas propriedades não relacionam transformações de substâncias, mas classificam as substâncias quanto às modificações de estado de agregação de suas partículas analisando seus pontos de fusão e ebulição; sua densidade e; sua solubilidade em um solvente.

 

Ponto de fusão

 

            É a temperatura cuja qual uma determinada substância passa do estado sólido ao estado líquido. Mais comumente, se cita a água como exemplo: ao ser aquecida a temperatura maior que 0 °C, a água passa do estado sólido ao líquido, ou seja, deixa de ser gelo para se tornar água líquida: o derretimento do gelo. Por outro lado, a água que é resfriada a uma temperatura igual ou menor que 0 °C passam de líquido a sólido: é o processo de solidificação.

 

Ponto de ebulição

 

            Ao aquecer uma substância em estado líquido, em certa temperatura esta passará ao estado gasoso, formando vapor. Novamente usando o exemplo da água, ao aquecer esta substância a 100 °C, ela passa ao estado gasoso, apresentado a formação de bolhas: este é o processo de fervura. A passagem do estado gasoso ao estado líquido é chamada de condensação ou liquefação.

 

Densidade

 

            A densidade relaciona uma quantidade de matéria, em quilogramas, em razão do volume, em metros cúbicos, conforme o Sistema Internacional de Medidas, assim, . Novamente a água é utilizada como referência mais citada, em 25 °C nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), a densidade da água é aproximadamente igual a 1000 kg/m³.

 

Solubilidade

 

            É a propriedade que descreve a capacidade que um líquido, chamado de solvente, tem de dissolver uma substância sólida, denominados de solutos, ou um gás. Está condicionada a temperatura e a substância a ser solvida. Por exemplo, a solubilidade da glicose em água a 20 °C é igual a 470 g/L.

 

R$ 50 / h
Tiago S.
Diadema / SP
Tiago S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química Pré-Vestibular Química Geral Química Básica
Graduação: Licenciatura em Química (Instituto Federal de São Paulo (IFSP))
Professor ensina química, física, matemática, biologia e ciências. Pré-vestibular, enem, reforço escolar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil