A era digital

Tendo como finalidade o domínio do conhecimento necessário para processar a informação, que é suporte da organização econômica, política e social, a Sociedade do Conhecimento se apresenta como uma sociedade da aprendizagem, chamada também de uma Sociedade Cognitiva. Nela o conceito de educação formal, limitada a um período de tempo, deu lugar ao conceito de aprendizagem ao longo de toda a vida, em que a autoformação e a educação a distância se apresentam com um crescente potencial.

Diante deste novo paradigma, frente as novas tecnologias e metodologias que se adaptam a esse modelo de sociedade, qual papel do professor diante deste contexto de mudanças.

Julianne Storck Galli
Julianne
perguntou há 6 dias

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Nome
Sobrenome
E-mail

Seu e-mail não será divulgado

1 resposta
Professor Hélio G. Jr.
Respondeu há 6 dias
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Nesse novo contexto, o papel do professor é construir no aluno as competências necessárias para lidar de forma crítica com o oceano de informações em que estamos imersos, correndo o risco de afogamento, haja vista a proliferação das Fake News. Essa mudança de paradigma em relação ao professor pode ser percebida com mais clareza nas chamadas "Metodologias Ativas", que são propostas pedagógicas que têm o aluno como protagonista do próprio aprendizado, ao passo que o professor tem a incumbência de construir situações que fomentarão essa busca ativa pelo conhecimento. Portanto, o professor deixa de ser visto como uma enciclopédia ambulante e passa a ser um mediador do processo de aprendizagem, que irá construir junto ao aluno a autonomia para que ele possa aprender por toda vida, sem restringir-se geográfica e temporalmente à escola, quebrando a ideia anterior em que o aluno era uma figura passiva na sala de aula, que deveria apenas decorar o conteúdo que seria aplicado na prova.

Professores particulares de Administração

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores