Alguns pontos se tornam importantes na busca pela valorização da fidelização do cliente. Qual alternativa representa uma característica dessa ação do marketing de relacionamento?
Escolha uma:
a. Investe nas ações culturais inerentes à sociedade em geral.
b. Estratégia direcionada a determinado mercado.
c. A confiança é fundamental no relacionamento empresa-cliente e deve ser conquistada por ambas as partes.
d. É voltado para o lado interno da organização.
e. Preocupa-se com a localização geográfica do cliente.
Olá, Diana!
Alternativa C, porque o principal objetivo do Marketing de Relacionamento é fidelizar o cliente, permutando o conceito de freguês ao conceito de fã: o objetivo é tornar os clientes em fãs da empresa, numa relação de apreciação e feedback, onde o cliente termina como um divulgador e defensor da marca, e a empresa obtém feedbacks de sua atuação.
Dica da prof: o marketing de relacionamento está ligado a criar elos emocionais entre a empresa e o cliente, valendo-se, por exemplo, de estratégias de comunicação social e de ações de responsabilidade socio-ambiental. A única alternativa que expõe essa característica é a alternativa C.
Dica de leitura: "Administração em Marketing" de Philip Kloter.
Releia as questões lembrando de um ponto importante, um relacionamento é mais pessoal e exige maior foco do que, por exemplo, apenas conviver ou comunicar com outras pessoas, sem um propósito de conquistar, de se relacionar.
Levando isso para o Marketing de Relacionamento, você poderia dizer seriam ações abertas, gerais, ou específicas? Seria algo interno, para si, ou para fora, para o outro? Em se tratando de empresa (e também nas relações pessoais), quando se deseja conquistar o outro, nos focamos em dar-lhe confiança ou ficamos querendo que a outra pessoa nos faça confiar nela, também? (lembre-se, neste caso do MKT de relacionamento, que a empresa quer conquistar).
Além disso, tem algumas pegadinhas nessas respostas. É preciso entender bem o que seria o MKT de Relacionamentos para não cair e afirmações como as que estão aí (fora a correta).