Bom dia Guilherme,
Conforme mencionado, a Administração da Produção é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos ou serviços, tendo um processo de transformação, que é constituído de Inputs (Entradas), que sofrem um processo de transformação e tem como resultado a criação de produtos e/ou serviços que são os Outputs (Saídas). Dividindo-as em partes:
- Inputs (Entradas): As entradas tratam dos itens que integrarão o processo de transformação, participando do processo (instalações, pessoal) ou sendo transformados por ele (matéria prima, informações, consumidores). No caso da confeitaria, as Entradas são os insumos (ingredientes e recursos utilizados), as instalações da confeitaria, os funcionários, consumidores, etc. De acordo com Chiavenato (2011) “A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior”. Já Slack, Chambers e Johnston (2009) determinam que “[...] inputs [...] são os recursos que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma. Portanto, input (entrada) versa-se de todo tipo de recurso que vai adentrar/seguir por um determinado processo a fim de sofrer alterações em sua natureza a fim de criar algo novo, geralmente um produto."
- Processo de Transformação: O processo de transformação é a parte onde as entradas serão alteradas e/ou transformadas. O processo pode ser constituído de diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônica, etc.). De acordo com Monks (1987), as atividades de transformação e de agregação de valor reúnem e transformam os recursos utilizando alguma forma de tecnologia (mecânica, química, médica, eletrônica, etc.). Essa transformação cria novos bens e serviços, que possuem um valor maior para os consumidores que os custos de processamento e aquisição dos insumos para a empresa. No caso da doceria, o processo de transformação envolve o preparo dos itens a serem comercializados, a utilização de marketing para atrair clientes e impulsionar vendas, dentre outras ações tomadas até a entrega do produto final ao consumidor.
- Outputs (saídas): As saídas simbolizam o(s) produto(s) final(is) depois de concluído o processo de transformação, estando já pronto para ser fornecido ao consumidor. Vale ressaltar que atualmente grande parte dos Outputs (Saídas) é um composto de bens e serviços, dada a grande dinâmica do mercado bem como da concorrência. Logo é necessária às organizações um esquematizado processo de transformação para que o mesmo seja eficaz no recebimento dos Inputs, sua Conversão e finalmente liberação dos Outputs.