Bom dia querido Aluno!
Apesar de não concordar muito com o comando da questão e também como a forma que as alternativas foram postas, a mais correta seria a letra "d".
O tema da canibalização é bastante estudado no campo do marketing. Autores como Kotler (1998:389-390), Semenik e Bamossy (1996:271), Ries e Trout (1997:81), Boone e Kurtz (1998:273) e Wind (1982:317), alertaram sobre os riscos de canibalismos no lançamento de novos produtos, contudo discorrendo pouco sobre as causas e consequências para as outras variáveis de performance da empresa.
De qualquer forma, as definições para canibalismo (ou canibalização) seriam:
- quando um novo produto se apodera das vendas de um ou mais produtos da mesma linha
- o processo pelo qual um novo produto ganha parte das suas vendas pelo desvio destas de um produto já existente
- fenômeno que ocorre quando uma empresa oferece dois ou mais itens semelhantes em termos técnicos, e com visão orientada para o mercado, que ocorre quando dois ou mais itens de uma mesma empresa concorrem em um mesmo segmento de mercado.
Em nossas pesquisas entendemos que a canibalização pode ser tanto intencional quanto não intencional. No caso intencional, a empresa calcula e prevê os efeitos da canibalização e em muitos casos até o deseja, pois objetiva fazer um transição de produtos dentro de uma mesma linha de negócios. Este fenômeno foi muito visto na empresa de bebidas, principalmente após os recentes movimentos de fusões e aquisições.
E como se prevenir ao efeito da canibalização não voluntária e com efeitos negativos?
Com uma boa análise de portfólio de seus produtos, apropriando-se de diversas técnicas, dentre as quais a análise BCG, entre outras.
Abraços!