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Pedro há 5 anos
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Canibalização

Você foi convidado para ministrar uma palestra, explicando o que é “canibalização” entre os produtos da mesma empresa e citando o seu principal problema. A partir de seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que a canibalização acontece quando: a) um produto novo consome os recursos financeiros da empresa, impedindo-a de continuar a fabricar os antigos nas mesmas proporções. b) um produto novo consome os recursos de propaganda (marketing) da empresa, de forma que os antigos produtos deixem de ser anunciados. c) um produto novo consome os espaços físicos da empresa, de forma que os antigos produtos não têm mais onde ser fabricados. d) um produto novo “come” um pedaço do mercado de um produto antigo. e) um produto novo consome as matérias-primas que seriam utilizadas na fabricação dos produtos antigos, que deixam de ser fabricados.
Professor Ronaldo N.
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Bom dia querido Aluno! Apesar de não concordar muito com o comando da questão e também como a forma que as alternativas foram postas, a mais correta seria a letra "d". O tema da canibalização é bastante estudado no campo do marketing. Autores como Kotler (1998:389-390), Semenik e Bamossy (1996:271), Ries e Trout (1997:81), Boone e Kurtz (1998:273) e Wind (1982:317), alertaram sobre os riscos de canibalismos no lançamento de novos produtos, contudo discorrendo pouco sobre as causas e consequências para as outras variáveis de performance da empresa. De qualquer forma, as definições para canibalismo (ou canibalização) seriam: - quando um novo produto se apodera das vendas de um ou mais produtos da mesma linha - o processo pelo qual um novo produto ganha parte das suas vendas pelo desvio destas de um produto já existente - fenômeno que ocorre quando uma empresa oferece dois ou mais itens semelhantes em termos técnicos, e com visão orientada para o mercado, que ocorre quando dois ou mais itens de uma mesma empresa concorrem em um mesmo segmento de mercado. Em nossas pesquisas entendemos que a canibalização pode ser tanto intencional quanto não intencional. No caso intencional, a empresa calcula e prevê os efeitos da canibalização e em muitos casos até o deseja, pois objetiva fazer um transição de produtos dentro de uma mesma linha de negócios. Este fenômeno foi muito visto na empresa de bebidas, principalmente após os recentes movimentos de fusões e aquisições. E como se prevenir ao efeito da canibalização não voluntária e com efeitos negativos? Com uma boa análise de portfólio de seus produtos, apropriando-se de diversas técnicas, dentre as quais a análise BCG, entre outras. Abraços!

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