Olá Ana.
Estou sugerindo dois casos como inspiração e forma de comparação, mas é interessante que você mesmo escolha duas empresas do contexto de tua atuação e que elabore os textos com suas próprias idéias e palavras. O ideal é você ajustar o texto à forma que você mesmo as encara e adequar a linguagem à que é passada em seu curso, ok?
1 – Netflix
Um manifesto publicado por um dos fundadores da Netflix em 2009 retrata bem as bases da cultura organizacional da empresa. Intitulado “Cultura Netflix: Liberdade e Responsabilidade”, o documento prega a importância de manter os processos e condutas flexíveis a fim de evitar gastos desnecessários advindos de controles excessivos.
Tudo isso sem abrir mão da responsabilidade de cada funcionário sobre os seus próprios atos.
2 – Starbucks
A Starbucks desenvolveu uma cultura organizacional baseada na sustentabilidade do meio ambiente e no bem-estar da comunidade. Essa postura da empresa é reflexo de sua missão: “inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa de cada vez, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”.
Algumas lojas costumam dar descontos para os clientes que reutilizarem o copo de café, além de promover ações que estimulem a consciência ambiental em seus clientes.
Bons estudos!