Inúmeras metas não financeiras podem ser consideradas nessa relação empresa x cliente como: satisfação do cliente, reconhecimento da marca, valor agregado (no produto e no atendimento) e percepção da responsabilidade social e ambiental da empresa. Entretanto, essas metas não podem ser atingidas senão pelas pessoas. Em tudo que se pensa, o ser humano é necessário, e a forma como desempenha suas funções pode, em muito, alterar a história de uma organização. É cada vez mais comum a necessidade das empresas passarem por reestruturações profundas, incluindo cortes radicais de pessoal, simplesmente porque já estavam operando com prejuízos. Muitas outras tiveram que acertar os seus sistemas de qualidade e os custos de seus produtos e serviços para não verem seus clientes desaparecerem. Essas empresas tiveram que inovar seus processos de trabalho, diminuir seus efetivos e aquelas pessoas que restaram tiveram que apresentar um desempenho acima do normal, precisaram de resultados significativos. Daí, surgiu a necessidade de instrumentos e processos que fossem capaz de medir, avaliar e controlar o desempenho das pessoas.
O texto trata de um instrumento que favorece uma gestão de pessoas mais eficiente nas organizações, na medida em que permite:
a. A prevalência da visão individualista dos funcionários, que faz com que cada um se especialize em sua área de trabalho, melhorando os processos e a eficiência da organização.
b. A alocação de recursos financeiros em matéria prima e instalações, para que as empresas se tornem mais competitivas.
c. O planejamento da vida pessoal de cada funcionário, para que possa ser realizado acompanhamento mais próximo, verificando se os colaboradores e suas famílias estão realizados com o ambiente proporcionado.
d. O reconhecimento do trabalho da equipe em detrimento do esforço individual, já que o sucesso da empresa depende de uma boa equipe e do trabalho de seu líder.
e. O treinamento dos funcionários, o que contribui para a qualificação destes e influência em seupotencial de execução dos trabalhos.
Boa tarde, Franciele! Tudo bem?
Alternativa E.
Em caso de dúvidas ou novas solicitações, é só me procurar aqui no Profes. Nas próximas vezes, envie questões como TAREFA ou solicite AULA, pois dessa forma tenho certeza que você será atendida de forma mais detalhada.
À disposição.
Atenciosamente,
Prof. Rodrigo Xavier
A resposta é a E
A alternativa correta é:
e. O treinamento dos funcionários, o que contribui para a qualificação destes e influência em seu potencial de execução dos trabalhos.
O texto fala sobre a necessidade das empresas se adaptarem a mudanças, muitas vezes através de reestruturações, ajustes nos processos e aumento do desempenho dos funcionários, que precisam entregar resultados significativos. Para que as metas não financeiras, como a satisfação do cliente, reconhecimento da marca, e percepção de responsabilidade social e ambiental, sejam atingidas, as pessoas precisam ser bem treinadas e qualificadas para realizar suas funções de forma eficaz.
O treinamento e desenvolvimento dos funcionários são essenciais para o aumento do potencial e desempenho no trabalho. Essas ações são fundamentais para que os colaboradores sejam capazes de lidar com as novas exigências da empresa, como inovação nos processos de trabalho e maior produtividade, especialmente após cortes ou reestruturações.
Portanto, o treinamento, como parte da gestão de pessoas, é o instrumento que favorece uma gestão mais eficiente, garantindo que os funcionários possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível.