O gestor de uma empresa contratou você para ajudá-lo a criar novas práticas de gestão do conhecimento para a empresa
- A empresa decidiu aumentar o repertorio de práticas de gestão do conhecimento, com foco no aumento da inter-relação entre colcaboradores.
- a ideia é fazer emergir a inteligência coletiva da organização, horizontalizando o fluxo de informações entre os diferentes niveis hierárquicos as diferentes áreas da organização.
- Como resultado a empresa espera conseguir desenvolver ofertas mais inovadoras para o seu público. Também espera-se transformar o conhecimento tácito da organizaçãoo em conhecimento explícito.
Você precisa sugerir, ao gestor da empresa, 5 práticas de gestão do conhecimento, que estejam alinhadas aos objetivos citados pela da empresa.
Olá! Para sua pergunta, oriento que solicite uma aula profes a fim de buscar um serviço personalizado para sanar todas as suas dúvidas Forte abraço, profa. Rosa Bomfim.
Para atender aos objetivos da empresa de aumentar a inter-relação entre colaboradores e transformar o conhecimento tácito em explícito, cinco práticas de gestão do conhecimento (GC) são recomendadas. A seguir, descrevo cada uma dessas práticas, com prós e contras, e como elas se alinham aos objetivos de criar um ambiente colaborativo e de inovação:
Comunidades de Prática são grupos formados por colaboradores que compartilham interesses ou problemas comuns e se reúnem regularmente para trocar experiências e conhecimentos.
Prós:
Contras:
Alinhamento com o Objetivo: A CoP facilita a troca de conhecimento entre áreas, fazendo emergir a inteligência coletiva ao promover um fluxo horizontal de informações.
O Mentoring tradicional permite que colaboradores mais experientes (mentores) compartilhem seu conhecimento com os menos experientes (mentorados). O Reverse Mentoring é o oposto, em que os colaboradores mais jovens ensinam habilidades aos mais experientes, geralmente relacionadas a tecnologias e novos paradigmas de mercado.
Prós:
Contras:
Alinhamento com o Objetivo: Promove a inter-relação entre diferentes níveis hierárquicos e áreas, facilitando o fluxo de informações e a formalização de conhecimentos tácitos.
Workshops que reúnem colaboradores de diferentes áreas e níveis para solucionar problemas, criar novos produtos ou processos inovadores.
Prós:
Contras:
Alinhamento com o Objetivo: Workshops são excelentes para fomentar a inteligência coletiva, promovendo a cocriação e o fluxo de conhecimento de forma horizontalizada.
Plataformas de colaboração interna, como uma intranet ou redes sociais corporativas, permitem que os colaboradores compartilhem informações, dúvidas e soluções em tempo real.
Prós:
Contras:
Alinhamento com o Objetivo: Essa prática estimula a inter-relação entre colaboradores e facilita a formalização e disseminação de conhecimentos explícitos.
A rotação de funções permite que os colaboradores trabalhem em diferentes áreas por um período, enquanto o job shadowing envolve "sombras" de colaboradores em outras funções para aprender sobre o dia a dia e adquirir novos conhecimentos.
Prós:
Contras:
Alinhamento com o Objetivo: Promove a integração entre áreas e o fluxo de informações, além de transformar o conhecimento tácito em explícito por meio da observação e prática.
Essas cinco práticas de gestão do conhecimento são estratégias eficazes para promover a inter-relação entre colaboradores e transformar o conhecimento tácito em explícito.
Prós:
Contras:
Se bem implementadas, essas práticas podem contribuir significativamente para o aumento da inteligência coletiva e a inovação dentro da empresa.