Considerando que serviços podem ser definidos como ações, esforços ou desempenhos, e que Kotler e Keller (2006, p. 397) estabelecem serviço como[...] qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer à outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto.
Leia atentamente as seguintes afirmações:
I A intangibilidade, simultaneidade, heterogeneidade e perecibilidade são fatores presentes nos serviços.
II Assim como todo produto, o serviço também tem um ciclo de vida. Para Lima (2007) esse ciclo tem dois momentos importantes: início e fim.
III Serviço é um processo experienciável
É VERDADEIRO o que se afirma em
Grupo de escolhas da pergunta
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Prezado aluno(a), este campo é destinado às dúvidas que são encontradas durante a resolução de exercícios.
A questão ora apresentada assemelha-se em muito a uma questão de avaliação.
Sugiro que você relance está e as outras questões em dia.de.tarefa para que eu ou outro professor possa não somente dizer qual a resposta certa, mas te explicar o porquê. Desta forma seu aprendizado será completo e útil para a vida toda.
Atenciosamente.
Prof. Flávio Figueiredo
Olá! Obrigado por acionar o Profes!
Para esta questão, sugiro que abra uma aula profes ou uma tarefa profes. Dessa forma, conseguiremos prestar um auxílio mais personalizado e assertivo, para que todas as suas dúvidas possam ser sanadas.
Grande abraço!
Ronaldo Nagai
A alternativa correta é:
I e III, apenas.
Justificativa:
I A afirmação está correta. Intangibilidade, simultaneidade, heterogeneidade e perecibilidade são, de fato, características fundamentais dos serviços. Essas características diferenciam os serviços dos produtos físicos:
II A afirmação não está totalmente correta. Embora os serviços realmente tenham um ciclo de vida, este não é descrito apenas por dois momentos — início e fim. O ciclo de vida de um serviço envolve fases como introdução, crescimento, maturidade e declínio, que são mais detalhadas, refletindo o desenvolvimento de novos serviços ou a evolução de serviços existentes ao longo do tempo.
III A afirmação está correta. Serviço é um processo experienciável, ou seja, os clientes vivenciam o serviço enquanto ele é prestado. Essa é uma característica central, pois a experiência de consumo do serviço é parte do que é oferecido, não apenas o "produto" final.
Portanto, as afirmativas I e III estão corretas, enquanto a afirmativa II está incompleta.