Microeconomia

oque é lei dos rendimentos decrescente?
preciso de um exemplo desse rendimento decrescente!!!

Thiago Ribeiro
Thiago
perguntou há 5 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
Professor Marcos Fattibene
Respondeu há 5 meses
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Olá Thiago.

Esta Lei também é conhecida por "Lei das Proporções Variáveis" ou "Lei da Produtividade Marginal Decrescente, a "Lei dos Rendimentos Decrescentes", em outras palavras enuncia que aumentando-se a quantidade de um fator de produção variável, permanecendo fixas as quantidade dos demais fatores, a produção, a princípio, crescerá a taxas crescentes; a seguir, após certa quantidade utilizada do fator variável, passará a crescer a taxas decrescentes; continuando o aumento da utilização do fator variável, a produção decrescerá.
Um exemplo, é o aumento do número de trabalhadores em uma certa extensão de terra. Numa primeira fase a produção aumenta, mas logo se chega a um estado de nenhum aumento na produção, devido ao excesso de trabalhadores em relação à extensão de terra, que não aumentou.
Outro exemplo: uma companhia aérea pode começar a fazer mais rotas, contratando mais pilotos, ou pedindo horas extras aos que já se encontram ao serviço. Igualmente, com facilidade adquirirá mais combustível ou contratará mais comissários de bordo para os novos vôos, mas a aquisição de mais aviões, ou a sua substituição por aparelhos mais modernos só será possível a longo prazo.

Bons estudos
Professora Aline Couto
Respondeu há 4 meses
A referida lei se manifesta quando, mantendo-se constantes as tecnologias, métodos e demais fatores de produção quando ao menos um fator é flexibilizado, a taxa resultante de aumento no produto ou serviço se mostrará elevada inicialmente, mas passará a diminuir depois de certo tempo. Por exemplo, quanto mais agricultores cultivarem uma determinada porção de terra, menos serão necessários para finalizar a tarefa.

Professores particulares de Administração

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores