Olá Josinei.
1. O aumento do meio circulante provoca um aumento geral nos preços. Assim, o poder aquisitivo da moeda seria inversamente proporcional ao seu montante em circulação. O economista norte-americano Irving Fisher, que desenvolveu a teoria, elaborou para ela uma formula conhecida com equação das trocas ou equação do câmbio. O enunciado diz que o produto da quantidade de moeda, legal e/ou escritural, pela sua velocidade de circulação, é igual à soma de todos os preços multiplicados pelo volume das mercadorias trocadas. A expressão algébrica é MV = PT, onde M é a quantidade total de moedas, V é a velocidade de circulação, P é o nível geral de preços e T é o volume de transações de bens e serviços ocorridas na unidade de tempo ( em geral um ano). Como o autor inclui a moeda escritural ( os depósitos bancários), a fórmula detalhada passa a ser: MV + M’V’=PT, em que M’ representa a moeda escritural e V’, sua velocidade de circulação. O nível geral de preços poderia ser expresso da seguinte maneira P=MV+M’V’/T .
2. Uma simples reformulação dos termos modifica essa equação para M(1/k) = PY, que pode ser escrita como
MV = PY Tal que V = 1/k
Quando as pessoas desejam ter uma grande quantidade de moeda em mãos, o parâmetro k é grande e V é pequeno. Quando as pessoas não desejam ter uma grande quantidade de moeda em mãos, elas transacionam mais rápido. Nesse caso, k é pequeno e V é grande.
3. Inflação de demanda reflete o descasamento entre consumo e oferta num determinado mercado. Inflação de custos é a que sobrevém quando os custos de produção ficam mais altos. Se os preços do petróleo sobem nas bolsas de Londres e Nova York, aumentam os custos de produção e de transporte de tudo o que leva derivados de petróleo. Em seguida, esse aumento de custos vai para o preço final. Na prática, esses dois tipos de inflação podem se confundir ou se sobrepor.
4. » IGP-M
Este é o Índice Geral de Preços de Mercado. Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas – FVG, tenta refletir as variações mensais dos preços, pesquisados entre os dias 21 de um mês e 20 do mês seguinte. Ele registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais, como o valor dos contratos de aluguel.
» INPC
Calculado pelo IBGE, é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Tem o objetivo de oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando o aumento do custo de vida da população. Abrange as famílias com rendimentos mensais de 1 a 6 salários, moradoras das principais regiões metropolitanas no país. É utilizado para negociação de reajustes salariais.
5. Segundo Gustavo Franco, um dos principais mentores do Plano Real, a URV nada mais era do que a cotação do dólar do dia anterior. Assim, como moeda de transição para o Real, ela foi uma espécie de "freio" para a inflação inercial que se perpetuava por índices contratuais.
6. e 7. Não vieram as figuras. Se desejar, republique.
Bons estudos !