Tenho dúvidas em como usar o acusativo e o dativo, no Alemão.

Tenho dúvidas em como usar o Acusativo e/ou o Dativo com os verbos. Sei que o Acusativo é o objeto direto e o Dativo, indireto, porém parece que há exceções e fico sem entender a regência e a declinação. Há alguma dica, ou explicação das exceções? Obrigada



Érica de Freitas Érica de Freitas perguntou há 11 meses
1 resposta
1 resposta
Melhor resposta Professor André Ming
Respondeu há 11 meses
Olá, Érica, tudo bem? Sua pergunta é muito interessante e instigante.

Na verdade, apenas num primeiro momento pode-se afirmar que o acusativo, no alemão, corresponde ao objeto direto e o dativo, ao indireto. Isso ocorre por exemplo nos verbos com acusativo "essen" (comer), "trinken" (beber) e "sehen" (ver), todos regendo o acusativo. Ou, por exemplo, os verbos "geben" (dar), "senden" (enviar), pedindo um dativo para o objeto indireto e um acusativo para o direto.

Entretanto, há verbos alemães que regem o dativo mas que, em português, pedem um objeto direto. Exemplos: "helfen" (ajudar), "gratulieren" (cumprimentar) e "folgen" (seguir). Também há verbos que, em alemão, pedem acusativo mas em português exigem um objeto indireto, por exemplo "lehren" (ensinar), "anrufen" (chamar por telefone) etc.

Também há verbos que exigem uma preposição em português, mas o mesmo não ocorre com o parassinônimo alemão, e vice-versa.

Sugiro que você consulte boas gramáticas de exercícios para estudo de alemão como língua estrangeira que possuem listas de verbos com acusativo e dativo ou com ambos, como "Grundstufen-Grammatik" de Monika Reimann e "Em-Übungsgrammatik", de vários autores.

Se persistir qualquer dúvida, só perguntar.

Um abraço,
André
Você sabe a resposta? Compartilhe conhecimento
Nome *
Sobrenome *
Seu E-mail *

Seu e-mail não será divulgado



Professores particulares de Alemão

Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Qual é a sua dúvida?
Sua dúvida é sobre o que?

Qual é sua dúvida?

Complemento da dúvida