Minha filha tem professora auxiliar na escola do estado de SP, porém ela está misturando as coisas e está causando mais crise de ansiedade na minha filha, gostaria de saber se posso solicitar a troca e como posso fazer isso?
obrigada
Precisa conversar com a equipe pedagogica sobre o assunto, as vezes é apenas questão de ajustes no método da professora. Ela que.precisa adaptar o método dela e a prática as necessidades e habilidades da aluna. Caso não esteja dando certo o processo e a troca pedagogica entre elas, é importante solicitar uma troca e buscar entender as melhores técnicas de ensino e adaptações para a sua filha.
Boa noite Gisele, tudo bem?
Espero que sim.
Entendo sua preocupação, mas antes de pedir a troca de professora, pense no vínculo que a sua filha já criou com ela. Talvez seja mais viável tentar um diálogo entre a equipe pedagógica da escola, a professora auxiliar, a família (você) e o psicólogo da sua filha, pois os profissionais da escola (coordenadora, diretora, inspetora, professores, entre ouros) mas, principalmente a professora auxiliar da sua filha, precisam conhecer bem as necessidades educacionais que ela possue, fazendo assim, um planejamento educacional visando o desenvolvimento e a superação dessas necessidades educacionais apresentadas por ela, não só dentro da sala de aula, mas em toda a escola.
Espero que eu tenha ajudado.
Sim, você tem o direito de solicitar a troca da professora auxiliar da sua filha na escola pública do estado de São Paulo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) garante o direito dos pais de serem informados sobre o andamento escolar de seus filhos e de participarem das decisões pedagógicas que os afetam.
Olá Gisele, espero que já tenha dado tudo certo pra você e sua filha, mas se tiver necessidade deixo aqui minha resposta pra você.
A realidade é que está muito difícil o Estado encontrar professores qualificados para serem auxiliares em sala de aula. Muitas vezes, o Estado pede que o professor seja especialista mas não aparece ninguém (pois falta profissional), e para que o aluno não fique sem prof auxiliar então acaba sendo aceito um prof pedagogo generalista - sem especialização.
Uma coisa é certa, a professora da classe e a auxiliar devem trabalhar juntas com a mesma metodologia. Por exemplo, se a professora da classe alfabetiza com o método silábico e abordagem socioconstrutivista então a auxiliar também deve seguir a mesma linha. Se a professora da classe trabalha com o método fônico e abordagem de instrução explícita (que é o mais adequado para autistas) igualmente a auxliar deve fazer. Se for mesmo necessário pedir a troca de auxiliar, não é garantido que vai aparecer alguém especializado, talvez venha uma professora generalista outra vez (por falta de especialista).
Tem pais que buscam na justiça um professor especializado e muitos conseguem, e vale a pena sim, mas o problema é que se não aparecer um professor especialista, ou vai ficar esperando um tempo , ou o juíz por falta do especilaista vai acabar indicando um professor generalista novamente para que o aluno não fique sem ninguém auxiliando na sala. Poucos professores especialistas se interessam em ser auxiliar de classe, preferem ter suas próprias salas entende? Por questão salarial, autonomia no trabalho e outros motivos.
Creio que a troca de auxiliar tem que ser feito primeiramente por meio da escola, se não você pode tentar a diretoria de ensino da sua região, e em último caso procure a justiça.
Boa sorte pra você e sua filha.