Foto de Gisele R.
Gisele há 10 meses
Enviada pelo
Site

Autismo professora auxiliar

Minha filha tem professora auxiliar na escola do estado de SP, porém ela está misturando as coisas e está causando mais crise de ansiedade na minha filha, gostaria de saber se posso solicitar a troca e como posso fazer isso?

obrigada

Professora Ana B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 10 meses
Contatar Ana Talita
Boa noite, tudo bem? Ideal seria pedir uma reunião com a equipe pedagógica (pedagoga, professora, própria tutora) para diante de um diálogo aberto e amistoso possa ser traçado a melhor opção a sua filha. Tem profissionais que tem boas intenções mas não tem direções, também uma das terapeutas (geralmente a mais indicada é a psicologa) pode fazer parte deste bate papo, porém não deixe tão informal peça que registre em ata. Torço que uma boa conversa, direcoonamento auxiliem, qualquer coisa estou a disposição. Além de professora, sou mãe atípica, entendo sua dor. Sinta-se abraçada!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Érica L.
Respondeu há 10 meses
Contatar Érica

Precisa conversar com a equipe pedagogica sobre o assunto, as vezes é apenas questão de ajustes no método da professora. Ela que.precisa adaptar o método dela e a prática as necessidades e habilidades da aluna. Caso não esteja dando certo o processo e a troca pedagogica entre elas, é importante solicitar uma troca e buscar entender as melhores técnicas de ensino e adaptações para a sua filha.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Edeilde S.
Respondeu há 10 meses
Contatar Edeilde Cabral

Boa noite Gisele, tudo bem?

Espero que sim.

Entendo sua preocupação, mas antes de pedir a troca de professora, pense no vínculo que a sua filha já criou com ela. Talvez seja mais viável tentar um diálogo entre a equipe pedagógica da escola, a professora auxiliar, a família (você) e o psicólogo da sua filha, pois os profissionais da escola (coordenadora, diretora, inspetora, professores, entre ouros) mas, principalmente a professora auxiliar da sua filha, precisam conhecer bem as necessidades educacionais que ela possue, fazendo assim, um planejamento educacional visando o desenvolvimento e a superação dessas necessidades educacionais apresentadas por ela, não só dentro da sala de aula, mas em toda a escola.

Espero que eu tenha ajudado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Janay A.
Respondeu há 9 meses
Contatar Janay

Sim, você tem o direito de solicitar a troca da professora auxiliar da sua filha na escola pública do estado de São Paulo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) garante o direito dos pais de serem informados sobre o andamento escolar de seus filhos e de participarem das decisões pedagógicas que os afetam.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Márcia S.
Respondeu há 1 mês
Contatar Márcia

Olá Gisele, espero que já tenha dado tudo certo pra você e sua filha, mas se tiver necessidade deixo aqui minha resposta pra você.

A realidade é que está muito difícil o Estado encontrar professores qualificados para serem auxiliares em sala de aula. Muitas vezes, o Estado pede que o professor seja especialista mas não aparece ninguém (pois falta profissional), e para que o aluno não fique sem prof auxiliar então acaba sendo aceito um prof pedagogo generalista - sem especialização.

Uma coisa é certa, a professora da classe e a auxiliar devem trabalhar juntas com a mesma metodologia. Por exemplo, se a professora da classe alfabetiza com o método silábico e abordagem socioconstrutivista então a auxiliar também deve seguir a mesma linha. Se a professora da classe trabalha com o método fônico e abordagem de instrução explícita (que é o mais adequado para autistas) igualmente a auxliar deve fazer. Se for mesmo necessário pedir a troca de auxiliar, não é garantido que vai aparecer alguém especializado, talvez venha uma professora generalista outra vez (por falta de especialista).

Tem pais que buscam na justiça um professor especializado e muitos conseguem, e vale a pena sim, mas o problema é que se não aparecer um professor especialista, ou vai ficar esperando um tempo , ou o juíz por falta do especilaista vai acabar indicando um professor generalista novamente para que o aluno não fique sem ninguém auxiliando na sala. Poucos professores especialistas se interessam em ser auxiliar de classe, preferem ter suas próprias salas entende? Por questão salarial, autonomia no trabalho e outros motivos.

Creio que a troca de auxiliar tem que ser feito primeiramente por meio da escola, se não você pode tentar a diretoria de ensino da sua região, e em último caso procure a justiça.

Boa sorte pra você e sua filha.

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor