Meu filho não consegue aprender ler

Ele tem 7anos e não é alfabetizado não consegue concentrar no q a professora está falando

Doroteia Martins
Doroteia
perguntou há 1 ano

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
7 respostas
Professor Shevon James
Respondeu há 1 ano
Boa tarde, um monte de crianças têm essa issue, é apenas encontrar o professor certo e planejar para encontrar o interesse dos alunos e aplicar. Como posso ajudá-lo
Olá Doroteia.

Creio que a orientação prévia de um profissional especializado (psico-pedagogo ou psicólogo) seja mais prudente. Diante do quadro, que pode ser apenas uma questão de personalidade ou momento, pode-se iniciar uma série de aulas com professores(as) com experiência em alfabetização.

Boa sorte !
Professora Elisa Andrade
Respondeu há 1 ano
Prezada Doroteia
É muito difícil dizer alguma coisa com tão poucas informações, portanto vou lhe dar algumas sugestões para que você ajude o seu filho, observe a sua atitude diante das situações que vou propor e levante algumas hipóteses sobre como ajudálo:
Você lê histórias para o seu filho?
Faça isso com a maior frequência possível. Pegue livros na biblioteca da escola, na biblioteca do bairro, e até na internet. Os bons e velhos contos de fadas continuam atraindo as crianças e podem ser um bom começo, você verá. Falo dos contos de fadas originais, não estas versões psicologicamente corretas que excluem os personagens maus, ou os deixam “bonzinhos” para não assustar as crianças. Não tenha medo do tamanho das histórias nem do vocabulário. Não simplifique nada. Leia a história tal como ela está escrita. Explique o que você julgar necessário, ou espere que ele pergunte o que não entender. Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Pedro e o Lobo, A Bela Adormecida, Cachinhos de Ouro, Rapunzel, são alguns exemplos.
Mostre o título da história e peça-lhe que aponte cada uma das palavras que o compõem: “Onde está escrito bela?”, “Onde está escrito adormecida?”, “O nome da história é A Bela Adormecida. Onde está escrito “A”? Tem uma palavra que começa com “A”. Que palavra é essa: bela ou adormecida?”.
Faça a mesma coisa com outras palavras no meio da história, mas nunca interrompa a leitura para fazer isso. Faça depois que terminar o trecho que você se propôs a ler naquele momento. Procure palavras que comecem com as mesmas sílabas ou letras de palavras que ele conheça. Por exemplo, o nome dele, dos familiares e amigos.
Leia com ele nos rótulos dos produtos que ele conhece, a marca do produto. “Onde você acha que está escrito Danone nesta embalagem?”. “Danone começa com DA. Onde está escrito o DA? E o NO? E o Ne?”.
Procure fazer dessas situações, uma brincadeira, uma situação divertida e prazerosa. Não espere que ele responda o que não sabe. Lembre-se de que você está ensinando e não avaliando. Não transforme essas situações em atividades didáticas. Você é a mãe e não a professora, portanto brinque; não dê aula.
Nestas situações você poderá observar se ele tem de fato dificuldade para prestar atenção. A atenção depende de muitos fatores. Ele certamente deve ter atenção para muitas coisas. É preciso entender por que na escola ele não consegue ficar atento ao que a professora diz. Cuide para não rotular o seu filho e para que não o rotulem.
Espero que estas dicas a ajudem. Podemos conversar um pouco mais sobre isso se você quiser. Escreva para mim.
Um abraço,
Elisa

Professora Claudia Gomes
Respondeu há 1 ano
Boa tarde, Doroteia. O mais indicado, pelo pouco que você falou aqui, seria você procurar um profissional especializado ou falar com a coordenação da escola porque muitas vezes, na própria escola, há profissionais especializados.
Boa sorte!
Primeiro lugar, converse com a orientadora pedagógica de sua escola. De repente ele precisa de uma sala especial.

A outra dica, Doroteia, siga muito bem as orientações da orientadora, de repente ele tem Transtorno de Deficit de Atenção (TDAH), e isso precisa de auxilio terapêutico .

Uma outra saída também é a sua atenção. Se você contar histórias para ele, é uma boa. Conversar, ler livros de histórias.

Mas procure a orientadora ou a psicopedagoga da escola.
Boa noite, Doroteia
Lembre-se de que seu filho tem apenas 7 anos, esse é o momento da alfabetização. Procure ajudá-lo incentivando na leitura de sílabas básicas presentes em rótulos de algum alimento que ele goste, da abertura de algum programa etc.
Quanto à concentração, já tentou brincar de jogo da memória com ele? Costuma ser um treino interessante nessa fase inicial.
Espero ter ajudado.
Professora Marilia Couto Moratelli
Professor Fabio Manoel
Respondeu há 6 meses
Oii Mãe.
Boa tarde,.
Primeiramente verifique os métodos de ensino da professora, cada criança desenvolve de uma forma diferente. Também é interessante procurar ajuda médica.
Qualquer coisa estou a disposição.

Professores particulares de Alfabetização

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores