Tenho um aluno que nao consegue escrever corretamente o a letra P e o numero 9,porém não quer prestar nem atenção nas aulas,só conversa e brinca.o que fazfazer

Luzinete Santos
Luzinete
perguntou há 1 ano

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
5 respostas
Olá Luzinete,
Eu sou casado com uma piscopedagoga e presenciei casos parecidos.
Acho que primeiro tem que verificar se ele pensa mais rápido do que escreve.
Por exemplo você pede para ele escrever prato e ele escreve parto tipo inverte palavra.
Eu sugiro uma coisa se aproxime dele veja o centro de interesse da criança e trabalhe em cima disso.
As vezes é necessário montar uma atividade paralela só para o menino(a) prestar atenção e evoluir
Descubra oque ele gosta de fazer. Jogos brincadeiras etc e faça algo que envolva que sua aula ira fluir.

Abraços e boa sorte
Professora Elisa Andrade
Respondeu há 1 ano
Prezada Luzinete

Complementando a resposta do professor Rafael, sugiro a você que dê ao seu aluno uma referência para ajudá-lo a fazer do lado certo a "bolinha" do P e a do 9. Veja o que é mais fácil para ele: "A bolinha do P é virada para a beirada do caderno, e a do 9 é para o outro lado". Ou: "A bolinha do 9 é virada para a margem (ou o meio do caderno), e a do P é para o outro lado". Você pode usar também como referência o nome de algum colega que comece com P: "É a letra do Paulo. Veja", e aponte o nome do amigo no mural classe. Essa dificuldade é bastante comum no início da alfabetização e não deve preocupá-la, pois se resolve com paciência e um pouco de ajuda. Essas dicas que eu dei devem ser repetidas para ele, sempre que possível, até que a dificuldade passe. Você também pode perguntar a ele com que o P se parece e lembrá-lo dessa referência sempre que possível: "É a letra do ...", ou "É aquele letra parecida com ...". Você pode ainda deixar um P bem grande desenhado no canto da lousa para que ele use como modelo e dizer: "Veja, a bolinha é virada para a ... (porta ou janela)".

Um abraço,
Elisa
boa noite

tenta inventar um jogo, uma brincadeira que chame a atenção dele, uma musiquinha pra tentar corrigir esse errinho no processo educativo dele.
Boa noite, Luzinete
É essencial avaliar: qual a idade do aluno? Seu processo de alfabetização e letramento já está completo?
Caso o aluno já esteja alfabetizado e não apresente outras dificuldades de escrita, é importante pedir uma avaliação tanto psicopedagógica quanto ortopédica, pois ele pode ter algum problema nas articulações que o atrapalha nesse desenho específico.
Espero ter ajudado.
Professora Marilia Couto Moratelli
Olá Luzinete, tudo bom?
Conforme os colegas já orientaram, é importante realizar uma investigação das habilidades cognitivas do educando como um todo, observando mais aspectos do que somente o relativo à grafia do 9 e do P. O que descreve sugere uma dificuldade no espectro da dislexia, entretanto somente uma avaliação psicopedagógica poderia confirmar algum tipo de dislexia. A estratégia para atuar sobre o problema depende muito da investigação realizada, mas, de maneira geral, podem ser utilizadas atividades que favoreçam a desenvoltura motora e principalmente exercícios em que se utilize a referência correta da grafia do 9 e do P ou que trabalhem a leitura e apreciação gráfica das letras e números. Em uma folha redija grupos de letras como: Pp9 - 96P - qPP, etc. e pelo menos um agrupamento em que todos são iguais: pPp - PPP - pPP, etc. e peça para ele identificar o agrupamento onde encontramos sempre as mesmas letras. Utilizar fontes bem variadas também é bastante produtivo. A ideia é que o aluno desenvolva a habilidade de identificar graficamente a letra ou número, em suas mais variadas versões. É possível encontrar modelos de atividades como esta online.
Boa sorte!

Professores particulares de Alfabetização

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa