Foto de Andrey T.
Andrey há 8 anos
Enviada pelo
Site

Nas artes plásticas o uso do material reciclado se tornou constante na arte contemporânea?Por quê?

Não.
3 respostas
Professor Marcos F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Marcos
Olá Andrey. Além do engajamento político-ambiental de alguns artistas, já que a humanidade começa a esgotar os recursos da Terra, há o aspecto da contraposição à cultura moderna. Segundo Alves (1996), a cultura moderna valoriza apenas o novo. Assim, na minha visão particular, quando um artista se refere ao descartado, ao velho, isto acaba se tornando uma cultura revolucionária, na intenção de que as pessoas reflitam sobre o Valor, presente tanto no velho quanto no novo. Bons estudos ! PS. Veja também: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134942/ISSN2317-1707-2012-05-01-553-557.pdf?sequence=1 http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16250/000568429.pdf

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Alexandre P.
Respondeu há 7 anos
Contatar Alexandre
Boa Tarde o uso de material reciclado esta invadindo todas as áreas e a arte não ficou de fora disso, mas isso não é uma regra, vai do gosto e da consciência ambiental do artista.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Rogério R.
Respondeu há 1 ano
Contatar Rogério

É verdade, Andrey, o uso de materiais reciclados tem sido recorrente na arte contemporânea, e isso pode ser atribuído a várias razões. A arte com materiais reciclados, também conhecida como "arte reciclada" (em inglês, "upcycled art"), tem ganhado destaque como uma forma de expressão artística com ativismo ecológico.

Primeiramente, o uso de materiais reciclados na arte contemporânea está relacionado à preocupação com a sustentabilidade, a justiça social e o equilíbrio ambiental. Ao utilizar objetos e materiais descartados e transformá-los em artefatos poéticos, as atenções se voltam para a problemática do consumismo, da produção de resíduos e da poluição. Esta abordagem artística visa incentivar a reflexão sobre a forma como lidamos com os recursos naturais ressaltando a importância da reciclagem e do uso sustentável de recursos naturais e humanos.

Além disso, a arte com materiais reciclados oferece uma oportunidade para os artistas explorarem novas possibilidades poéticas. Ao trabalhar com materiais reciclados, como plástico, vidro, papelão, metais, madeira, tecido e borracha, os artistas podem experimentar não só diferentes qualidades formais como também darem protagonismo à carga semântica dos materiais, uma questão importantíssima em arte contemporânea.

É importante mencionar que o uso de reciclados na arte contemporânea não se restringe apenas à escultura, mas também se manifesta em pintura, desenho, performances e instalação. Muitos artistas têm explorado essa abordagem nas suas práticas artísticas, criando obras de impactante conscientização sócio-ambiental.

Dentre os exemplos de artistas que trabalham com materiais reciclados, podemos citar Mierle Laderman Ukeles, uma artista feminista que incorpora o diálogo e a participação da comunidade em seus projetos relacionados à sustentabilidade urbana e à gestão de resíduos. Outro exemplo é Wendy Osher, que utiliza sacos de plástico para criar esculturas em formato de mamas, buscando conscientizar sobre a contaminação da água e seus efeitos na saúde humana. Armand é um escultor conhecido por sua poética explorando diferentes tipos de acumulações de pré-fabricados, muitos deles reciclados. Usando plástico reciclado como matéria-prima, Tony Craig cria esculturas que desafiam as categorias tradicionais da arte, misturando formas naturais e artificiais, orgânicas e inorgânicas, estáticas e dinâmicas. O polonês e naturalizado brasileiro Frans Krajcberg também se destacou ao transformar restos de troncos e galhos calcinados em esculturas, protestando contra a destruição da natureza. Outro brasileiro, Vik Muniz, recompõe obras-primas da história da arte com materiais como manteiga de amendoim, geleia, macarrão ou lixo. Eu mesmo, na vertente poética Bagaço da Pintura (instagram.com/rogerio.rauber), faço composições pictóricas usando madeira, plástico e metal reciclados.

Espero ter respondido à sua pergunta. Se quiser saber mais sobre esse assunto, você pode pesquisar na internet usando as palavras-chave "arte reciclável", "arte sustentável" ou "trash art". Bons estudos, conte comigo!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor