2 lei de mendel

Biologia
Como identificar que a questão se trata da segunda lei? Como resolver segunda lei no quadro de Punnet?
Foto de Vitóri S.
Vitóri perguntou há 6 anos

Professor Álvaro W.
A segunda lei de Mendel é a lei que se refere ao di hibridismo ou da segregação independente. Quer dizer que se vc tem um gene que por exemplo se refere a uma característica, ela não influencia a expressão de outro gene que se refere a outra característica. O exemplo mais famoso é o das ervilhas. A cor das ervilhas não atrapalha a manifestação dos genes que mexem no formato. Pra usar o quadro de Punnet voce tem que primeiro descobrir quem são os gametas formados pelos genes. Digamos que Genotipo-fenotipo da cor vv - verde Vv - amarelo VV - amarelo Genotipo-fenotipo da forma rr - rugosa Rr - lisa RR - lisa Agora digamos que temos duas ervilhas que são VvRr então os gametas serão todas as combinações possíveis de letras diferentes VR, Vr, vR, vr Nosso quadro fica algo parecido com: ..... \... VR...|...Vr...|...vR...|vr VR|VVRR|VVRr|VvRR|VvRr Vr |VVRr..|..VVrr|VvRr..|Vvrr vR|VvRR.|VvRr.|vvRR.|vvRr vr |VvRr...|Vvrr...|vvRr..|vvrr Tudo o que fiz foi colocar os gametas de um dos pais em cima numa linha e do outro em coluna à esquerda. Daí é super simples, voce só completa o quadro com os gametas de cada linha e cada coluna, e o total representa a proporção de genotipos esperados Por exemplo : VvRr = amarelo e liso Vvrr = amarelo e rugoso E daí pra frente. Espero ter ajudado e bons estudos!

Professora Rejane L.
Olá Vitóri, vamos lá... Relembrando: A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores determina que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas (lembrando que o que ele chamava de fatores, atualmente sabemos que são os genes). Já a Segunda Lei de Mendel ou Lei da SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE baseia-se na transmissão combinada de DUAS OU MAIS CARACTERÍSTICAS. Agora vou dar um exemplo de exercício de cada uma: Exercício sobre a 1ª lei: O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa (rr) com uma planta de ervilha lisa (RR) tem como descendente em F1 Exercício sobre a 2ª lei: Em experimentos envolvendo três características independentes (tri-hibridismo), se for realizado um cruzamento entre indivíduos AaBbCc, a frequência de descendentes AABbcc será igual a: OBSERVE BEM AS QUESTÕES... se vc entender o que cada uma das leis significa, vai conseguir diferenciar ao entender os enunciados. Espero ter ajudado. Se quiser mais esclarecimentos, entre em contato, ficarei feliz em ajuda-la.
Professor Carlos F.

Primeiro consideremos as Leis de Mendel:
1- A primeira nos diz que os alelos de UM gene segregam-se durante a formação dos gametas, por exemplo: um indivíduo heterozigoto para o gene "A" (nesse caso Aa) terá metade dos gametas com alelo "A" e a outra metade com alelo "a".. Relembrando, alelos do mesmo gene.
2-A segunda lei informa que a segreegação dos alelos de UM gene INDEPENDE da segregação dos alelos de outro gene. Por exemplo: um indivíduo heterozigoto para os genes "A" (Aa) e "R" (Rr) terá uma cópia de cada gene em diversas combinações possíveis:
A+R->AR
A+r->Ar
a+R->aR
a+r->ar

E esses serão os tipos de gametas, aqui vale lembrar que se estamos acompanhando dois genes, provavelmente estamos observando duas características.

Para utilizar o quadrado de Punnet, basta utilizarmos as combinações de alelos observadas acima e transportarmos para os cantos do quadro:
     | AR | Ar | aR | ar |
AR |      |     |      |     |
Ar |       |     |      |     |
aR |       |     |      |     |
ar |       |      |      |     |
----------------------------
Depois de realizar esse arranjo, basta combinarmos os tipos de gametas dentro das células da tabelinha:

|   AR   |   Ar   |   aR   |   ar   |
AR | AARR | AARr | AaRR | AaRr |
Ar  | AARr | AArr  |  AaRr |  Aarr |
aR  | AaRR | AaRr | aaRR | aaRr |
ar   | AaRr |  Aarr |  aaRr | aarr |
-----------------------------------------
Com isso temos todas as possibilidades de combinação de alelos para os dois genes. Como falamos de possibilidades podemos extrair a probabilidade de encontrarmos um determinado genótipo, por exmplo:

-Qual a probabilidade de um indivíduo da prole ser heterzigoto para os dois genes?
Bom, são 16 combinações possíveis (16 células dentro do quadro), já que heterozigoto para os dois genes é AaRr, basta contarmos quantas vezes aparece dentro da tabela, que será 4 dentre as 16, ou seja será uma fração de 4/16.

Para as demais combinações, nós podemos seguir a mesma lógica, tomando cuidado para não confundir.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Álvaro W.
Álvaro W.
Graduação: Licenciatura em Química (IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo)
Oi pessoal, meu nome é Álvaro, com experiência no ensino de ciências, para todos os níveis. E frequentemente bem colocado no tira dúvidas do site =). Sou total flex, quer alguém pra discutir o rodapé do rodapé do que você tá estudando? Sou seu cara, quer alguém pra segurar na mão e começar a const
Biologia Molecular Biologia celular Botânica
Felipe C.
Felipe C.
Ecologia Zoologia Biologia - Aulas particulares
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.