Dê exemplos de 3 espécies com estruturas homólogas que se se originaram da irradiação adaptiva e 3 exemplos de espécies com estruturas análogas que se originaram de convergência evolutiva
Homologia diz respeito a análise das semelhanças biológicas observadas entre organismos de espécies diferentes, mas que apresentam um mesmo ancestral comum. A homologia é referente à semelhança entre estruturas de diferentes organismos, devido a mesma origem embriológica, estas estruturas podem ou não desempenhar a mesma função.
Pode-se falar em alguns exemplos como os membros superiores do homem, a pata do cavalo, a nadadeira da baleia e a asa do morcego, havendo uma diversificação dos mamíferos que têm um ancestral em comum e são adaptados à diferentes tipos de hábitat. Os tentilhões da ilha de Galápagos são exemplos de irradiação adaptativa, o formato do bico é diferente entre uma espécie e outra por causa do tipo de alimento absorvido por cada uma. Assim eles tiveram uma mesma origem embrionária, e também a mesma função de capturar alimento. Os lagartos do gênero Anolis nas ilhas do Caribe são um exemplo de como as espécies evoluem para ocupar vários nichos ecológicos e têm adaptações adequadas aos seus modos de vida. Algumas espécies de Anolis vivem nas ramagens, outras nos dosséis e outras no capim. Assim, os que vivem nas ramagens tem caudas mais longas e patas curtas, os que vivem no capim possuem caudas curtas e os que ficam em árvores baixas tem patas longas.
Convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual. Por exemplo, asas de borboleta e asas de morcego, são semelhantes pela função de voar, mas não possuem uma mesma origem embrionária ou possuem um ancestral em comum. Outro exemplo são as formas do corpo dos golfinhos e tubarões, duas espécies diferentes e que vivem no ambiente aquático, sendo o golfinho um mamífero e o tubarão um peixe cartilaginoso. Pode-se exemplificar também com os morcegos e baleias apresentam um sistema de ecolocalização como o sonar. Estudos mostram que essa característica evoluiu independentemente nos dois grupos.
Homólogas: Pata do cavalo, braço do homem e nadadeiras do golfinho.
Análogas: Asas do inseto, das aves e dos morcegos.