Foto de Arthur E.
Arthur há 3 anos
Enviada pelo
Site

Ajuda por favor, biologia, reptéis

Gabriel caminhava no sítio de sua avó quando pisou, por acidente em um animal, este era uma serpente que se defendeu picando o jovem. Desesperado Gabriel pediu ajuda a família que estava no local, relatando todo o ocorrido. Sara, mãe de Gabriel afirmou que ele deveria ser levado imediatamente ao pronto socorro mais próximo. Jussara, avó de Gabriel sugeriu realizar uma sangria no local da picada. Tiago, pai de Gabriel achou correto sugar o veneno pelo local da picada. Carolina, tia de Gabriel sugeriu lavar o ferimento com água corrente e sabão. Riquelme, tio de Gabriel questionou o jovem sobre as características da serpente a fim de identifica-la. Jackson, irmão de Gabriel propôs fazer um torniquete na perna para impedir a circulação do veneno.

As pessoas que ofereceram sugestões/ações corretas foram:

a. Sara, Carolina e Riquelme, apenas.

b. Jussara, Tiago e Jackson, apenas.

c. Sara e Jackson, apenas

d. Carolina e Jackson, apenas.

e. Nenhuma sugestão/ação está correta.

Professora Kyhara S.
Respondeu há 3 anos
Contatar Kyhara

Resposta correta:

a) Sara, Carolina e Riquelme apenas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Leonardo S.
Respondeu há 3 anos
Contatar Leonardo

a. Sara, Carolina e Riquielme

Explicação:

Em caso de picadas de animais peçonhentos, o indicado é lavar o local com água e sabão para evitar infecções secundárias. A boca do animal carrega uma série de microorganismos, e mesmo que a serpente não seja peçonhenta, a ferida pode infeccionar.

É importante se ter um registro do animal para identificação da espécie, descrever suas características principais ou mesmo uma fotografia ajudam na hora de decidir qual soro antiofídico o médico vai aplicar.

E sobretudo, levar ao hospital com urgência. A equipe médica é treinada para lidar com essas situações e vai dar o melhor atendimento possível.

Não se deve fazer torniquetes. Isso vai impedir o veneno de se diluir nos tecidos, e caso seja um veneno miotóxico, sua concentração maior no local pode aumentar a chance de necrose e amputação do membro.

A sangria só vai causar uma ferida maior, uma vez que o envenenamento já aconteceu, e pode levar à hemorragia.

E por fim, não se deve chupar a ferida. Além de aumentar a chance de infecções, uma vez que a boca humana também carrega microorganismos, a maior parte do veneno já está na circulação. E mesmo que ainda haja um pouco de veneno no local, teremos dois envenenados no final.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor