ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS ASSOCIADAS (GIL-PÉREZ, 1993)
1. Propor situações-problema;
2. Propor o estudo qualitativo das situações-problema e a formulação das primeiras hipóteses explicativas;
3. Tratar cientificamente o problema a ser investigado, pela:
Validação e reformulação das primeiras hipóteses explicativas;
Elaboração e realização de experimentos;
Análise dos resultados experimentais à luz das hipóteses explicativas;
4. Lidar com as informações obtidas, formulando novas hipóteses, sínteses e novos problemas a serem investigados;
5. Propor atividades dentro de contextos diversos e que estimulem a curiosidade e criatividade dos alunos.
crie uma Atividade Investigativa, contendo uma proposta experimental, seguindo os passos propostos acima.
Claro, aqui está uma atividade investigativa que segue os passos propostos:
**Título da Atividade: Investigando a Germinação de Sementes**
**Objetivo:** Compreender o processo de germinação de sementes por meio de uma abordagem prática e científica.
**Materiais Necessários:**
- Sementes de planta (por exemplo, feijão, ervilha ou girassol)
- Algodão
- Copos transparentes
- Água
- Lápis e papel
- Luminária ou luz solar
**Passos da Atividade:**
**1. Propor situações-problema:**
- Apresente aos alunos a pergunta: "O que acontece com uma semente quando ela começa a germinar?"
**2. Estudo qualitativo das situações-problema e formulação das primeiras hipóteses explicativas:**
- Peça aos alunos para fazerem anotações sobre o que eles já sabem sobre a germinação de sementes e quais são suas hipóteses iniciais sobre o processo.
**3. Tratar cientificamente o problema:**
a. **Validação e reformulação das primeiras hipóteses explicativas:**
- Discuta em sala de aula as hipóteses dos alunos e peça que justifiquem suas ideias.
b. **Elaboração e realização de experimentos:**
- Divida os alunos em grupos e forneça a cada grupo um copo transparente.
- Coloque um pedaço de algodão úmido no fundo de cada copo.
- Os alunos devem colocar algumas sementes no algodão e adicionar água suficiente para mantê-lo úmido, mas não encharcado.
- Certifique-se de que cada copo seja colocado em um local com luz (pode ser sob uma luminária ou luz solar indireta).
**4. Lidar com as informações obtidas:**
- Durante vários dias, os alunos devem observar e anotar quaisquer mudanças nas sementes (germinação) e qualquer outra observação relevante.
- Peça que os alunos comparem suas observações com suas hipóteses iniciais.
**5. Propor atividades dentro de contextos diversos:**
- Para estimular a curiosidade e criatividade dos alunos, você pode pedir que eles pesquisem e apresentem informações adicionais sobre a germinação de sementes, como os fatores que a influenciam, diferentes tipos de sementes e seus processos de germinação, entre outros.
Esta atividade investigativa permite que os alunos explorem o processo de germinação de sementes de maneira prática e científica, ao mesmo tempo em que promove a curiosidade e a criatividade. Eles poderão desenvolver suas habilidades de observação, coleta de dados e formulação de hipóteses, seguindo as orientações metodológicas propostas.