A aptidão para o choco em galinhas é um caráter limitado ao sexo e é determinado por um gene autossômico dominante. Do cruzamento entre a galinha A sem aptidão para o choco com o galo A, obteve-se uma franga com aptidão para choco. O galo A cruzado com outra galinha B sem aptidão produziu uma franga sem aptidão para o choco. A franga filha da galinha B com galo A foi cruzada com um galo B, produzindo 100% de frangas sem aptidão. Quais os genótipos de todas as aves?????
Boa tarde, Vitor.
Eu respondi ontem,mas vi que não entrou minha resposta.
Então lá vai novamente.
estamos diante de um caso de Herança limitada ao sexo, o que significa dizer que o gene dominante para o caráter aptidão ao choco só se expressa em um dos sexos e que no caso é o feminino.
temos então para fêmeas CC ou Cc = aptidão para o choco e cc= sem aptidão.
Para os machos tanto faz se tem C ou cc pois o gene C não se expressa nele.
primeiro cuzamento
galinha A sem aptidão X galo A .....
cc X ?
F1 franga com aptidão.Cc no que se conclui que o C veio do galo A
Então até aqui sabemos que o galo A tem no mínimo um gene C no seu genótipo
segundo cruzamento
galo A C..... X galinha B sem aptidão cc
F1 franga sem aptidão cc no que se conclui que o galo A é Cc
terceiro cruzamento
franga sem aptidão cc X galo B ......
F1 100% frangas sem aptidão cc no que se conclui que o galo B só tem genes cc pois se tivesse C,teria fêmeas com aptidão. Então o galo B é cc
espero ter ajudado
Olá Vitor, tudo bem ? Segue as respostas.
A aptidão para o choco em galinhas pode ser determinado pelos genótipos: Aa ou AA, visto que trata-se de um gene autôssomico dominante e então a presença de uma única cópia do alelo A, é o suficiente para determinar à presença da aptidão ao choco.
O primeiro cruzamento ocorre entre a galinha A sem aptidão (aa) e um galo A com aptidão (Aa ou AA), gerando uma galinha com aptidão para o choco (Aa).
No segundo cruzamento, o galo A (AA ou Aa) é então cruzado com uma galinha B sem aptidão (aa) e tal cruzamento tem como prole uma franga sem aptidão (aa). Então dessa forma, a única possibilidade para o Galo A é que o mesmo seja heterozigoto (Aa), já que se o mesmo fosse homozigoto (AA) na prole não teria a probabilidade de ocorrer um animal sem aptidão (aa).
No terceiro cruzamento, a franga (aa) filha da galinha B (aa) com galo A (Aa) foi cruzada com um galo B, produzindo 100% de frangas sem aptidão. Para que tal resultado ocorra o galo b não pode ter aptidão, sendo então aa.
Resumindo:
Galinha A possui genótipo aa
Galo A possui genótipo Aa
Galinha B possui genótipo aa
Galo B possui genótipo aa
Franga proviniente do segundo cruzamento : aa