1 - b)sistema vascular e esporófito diferenciado em raiz, caule e folhas.
As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. Existem vasos especializados em conduzir Existem vasos especializados em conduzir a água e os sais minerais, chamados de xilema (ou lenho), e outros que conduzem a seiva elaborada, o floema (ou líber). A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejsejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permite que elas atinjam tamanhos muito maiores do que os musgos. O corpo das pteridófitas já apresenta a diferenciação em raiz, caule e folhas. As raízes formam o sistema radicular, responsável por fixar a planta ao substrato e pela absorção de água e nutrientes.
2 - b) formação a partir de uma célula, de esporângios fusionados em sinângios
Nas samambaias leptosporangiadas, o esporângio é produzido a partir de uma única célula inicial. Os esporângios encontram-se reunidos em soros, esporocarpos, espigas ou sinângios. Nos grupos nos quais os esporângios encontram-se reunidos em soros, ocorre uma estrutura diferenciada, o anel ou ânulo que, através de movimentos higroscópicos (advindos da dessecação), é responsável pelo rompimento do estômio (camada de células com menor resistência), liberando os esporos, que irão germinar, formando um novo gametófifo (protalo).
3 - b) homosporadas, com folhas escamiformes
O filo Sphenophyta é representado atualmente pelo gênero Equisetum (cavalinha). os Equisetum são homosporados.
Atualmente, a ordem é representada por apenas um gênero, Equisetum, com cerca de 15 espécies. Conhecidas como cavalinhas, são encontradas em locais úmidos ou encharcados. São facilmente reconhecidas pelos seus caules com estrias longitudinais e textura rugosa, reforçada pelos depósitos de sílica nas células epidérmicas. Possuem um caule rizomatoso subterrâneo que origina raízes a partir dos nós. O caule aéreo pode morrer em condições desfavoráveis, mas a planta é considerada perene pela persistência do rizoma. Apresentam folhas escamiformes fundidas na base, o que dá o aspecto à planta de possuir filotaxia verticilada.
4 - c)dependência da água para fecundação e presença de arquegônio