Foto de Mateus B.
Mateus há 4 anos
Enviada pelo
Site

Biologia, evolução das plantas.

Bom dia, senhores (a)! Gostaria de uma explicação para as etapas do ciclo de vida das plantas, quais as semelhanças e diferenças entre os 4 grandes grupos das plantas...  comecei a estudar atualmente e tenho essas duvidas. Agradeço.

Biologia
1 resposta
Professor Celso N.
Respondeu há 3 anos
Contatar Celso

As semelhanças que podemos encontrar no ciclo de reprodução das plantas, é que em todos os grupos ele é conhecido por ser haplodiplobionte, ou seja, irão existir momentos que teremos uma estrutura haploide, e momentos que teremos uma estrutura diploide.

Essas estruturas são conhecidas por serem o gametófito (haploide) e o esporófito (diploide).

Outra semelhança é que sempre haverá a fecundação de um gameta feminino por um gameta masculino, e na maioria das plantas, a fecundação gera um ser diploide que é o esporófito. Algumas plantas são triploides, tetraploides, hexaploides, etc.

Algumas diferenças:

1- Nas briófitas o gametófito é a planta em si, e permanece vivo por maior parte do tempo, por isso dizemos que ele é duradouro, enquanto o esporófito é de curta duração ou passageiro. Nas Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, acontece o contrário, o esporófito que é duradouro (sendo a planta em si) e o gametófito de curta duração ou passageiro.

2- Em relação aos gametas, as Critógamas (Briófitas e Pteridófitas) necessitam muito da água, pois seu gameta masculino é natante, chamado de anterozoide, que tem que nadar até a oosfera para fecundá-la. Já nas Fanerógamas (Gimnospermas e Angiospermas) o gameta masculino é o grão de pólen ao invés do anterozoide, que deve ser carregado (polinização) para que encontre o gameta feminino, óvulo que contém a oosfera. É gerado o tubo polínico e a fecundação acontece.

3- A fecundação nas criptógamas geram o esporófito (2n) que irá gerar os esporos. Já nas Fanerógamas, a fecundação gera a semente (por isso também são conhecidas por Espermatófitas, plantas com sementes), dentro dessa semente há o embrião, e quando essa semente germinar ela dará origem ao espórófito.

4- As sementes das Gimnospermas são nuas, pois não há fruto para protegê-las. Nas angiospermas, a maioria delas produz um fruto que protege a semente, porém há angiospermas que a semente está externa ao fruto.

5- Somente as Angiospermas que produzem as flores, estruturas que conterão os gametas feminino e masculino, podendo existir flores monoicas (hermafroditas) e dioicas (com sexos separados). A flor é uma forma de atrair polinizadores e assim aumentar o sucesso reprodutivo.


Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa