Bom dia, senhores (a)! Gostaria de uma explicação para as etapas do ciclo de vida das plantas, quais as semelhanças e diferenças entre os 4 grandes grupos das plantas... comecei a estudar atualmente e tenho essas duvidas. Agradeço.
As semelhanças que podemos encontrar no ciclo de reprodução das plantas, é que em todos os grupos ele é conhecido por ser haplodiplobionte, ou seja, irão existir momentos que teremos uma estrutura haploide, e momentos que teremos uma estrutura diploide.
Essas estruturas são conhecidas por serem o gametófito (haploide) e o esporófito (diploide).
Outra semelhança é que sempre haverá a fecundação de um gameta feminino por um gameta masculino, e na maioria das plantas, a fecundação gera um ser diploide que é o esporófito. Algumas plantas são triploides, tetraploides, hexaploides, etc.
Algumas diferenças:
1- Nas briófitas o gametófito é a planta em si, e permanece vivo por maior parte do tempo, por isso dizemos que ele é duradouro, enquanto o esporófito é de curta duração ou passageiro. Nas Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, acontece o contrário, o esporófito que é duradouro (sendo a planta em si) e o gametófito de curta duração ou passageiro.
2- Em relação aos gametas, as Critógamas (Briófitas e Pteridófitas) necessitam muito da água, pois seu gameta masculino é natante, chamado de anterozoide, que tem que nadar até a oosfera para fecundá-la. Já nas Fanerógamas (Gimnospermas e Angiospermas) o gameta masculino é o grão de pólen ao invés do anterozoide, que deve ser carregado (polinização) para que encontre o gameta feminino, óvulo que contém a oosfera. É gerado o tubo polínico e a fecundação acontece.
3- A fecundação nas criptógamas geram o esporófito (2n) que irá gerar os esporos. Já nas Fanerógamas, a fecundação gera a semente (por isso também são conhecidas por Espermatófitas, plantas com sementes), dentro dessa semente há o embrião, e quando essa semente germinar ela dará origem ao espórófito.
4- As sementes das Gimnospermas são nuas, pois não há fruto para protegê-las. Nas angiospermas, a maioria delas produz um fruto que protege a semente, porém há angiospermas que a semente está externa ao fruto.
5- Somente as Angiospermas que produzem as flores, estruturas que conterão os gametas feminino e masculino, podendo existir flores monoicas (hermafroditas) e dioicas (com sexos separados). A flor é uma forma de atrair polinizadores e assim aumentar o sucesso reprodutivo.