Preciso muito de ajuda, é um combo de 3 perguntas correlatas em uma só. Não consigo base nos livros pra montar uma resposta 'bacana'.
A digestão química extracelular é uma sinapomorfia de qual grupo monofilético? Na base dos Bilateria há a presença ou ausência de ânus? Esse surgiu uma única vez nos Bilateria ou múltiplas vezes nos Protostomia e Deuterostomia?
Todos os Eumetazoa fazem digestão química extracelular, sendo ela uma sinapomorfia do grupo. Dos animais (Metazoa), os únicos que não fazem digestão extracelular são os poríferos. O distema digestório incompleto surgiu nos cnidários, de forma que já há nesses seres digestão extracelular, porém o alimento não transcorre um caminho que termina em outra extremidade (o ânus, ausente nesses animais), e sim é regurgitado pela boca. Os vermes chatos do filo Platyhelminthes também não possuem sistema digestório completo, embora já pertencentes à linhagem dos Bilateria. A origem do sistema digestivo completo é ainda um debate: alguns discutem que os ctenóforos correspondem ao filo de animais com sistema digestório completo mais primitivo, enquanto outros acreditam que esse sistema surgiu em "asquelmintos" mais basais como os rotíferos ou os nematelmintos. O fato é que se os ctenóforos (pertencentes ao clado Radiata) de fato possuem sistema digestivo completo, ele surgiu independentemente em Bilateria e Radiata. Se olharmos dentro de Bilateria, os protostomados e os deuterostomados têm por "ânus" derivações anatômicas de duas diferentes estuturas embrionárias, então poderíamos dizer que o ânus dos protostomados e dos deuterostomados são análogos, mas não homólogos. Então o ânus é sim uma estrutura que surgiu independentemente nos protostomados e nos deuterostomados. O que surgiu uma única vez nos Bilatéria foi o sistema digestivo completo.
Espero ter ajudado!