Algumas angiospermas possuem folhas modificadas, que podem assumir tonalidades chamativas quando as flores são pouco vistosas, a fim de atrair animais polinizadores. Essas folhas são chamadas:
a. Estróbilo
b. Brácteas
c. Tricoma
d. Acúleos
e. Espinho
Oi, Monic
As brácteas são folhas modificadas, com cores e formas mais chamativas para atrair polinizadores. Normalmente elas compensam a presença de flores discretas. Portanto, a opção certa é a B.
Vamos analisar as outras opções:
- Estróbilos ou cones são as estruturas reprodutivas de plantas gimnospermas, como pinheiros e araucárias.
- Tricomas são anexos da epiderme, semelhantes a pelos, como nas folhas de boldo e urtiga.
- Acúleos são anexos da epiderme com função de defesa, com aspecto laminar, semelhante a unha de gato. Estão presentes nos caules de roseiras por exemplo.
- Espinhos são folhas ou caules modificados que diminuem a superfície de transpiração, evitando a desidratação. Também atuam na defesa. Estão presentes em cactáceas (folhas) e laranjeiras (caule).
Bom, espero ter ajudado.
Abraços,
Prof. Fabrício Proença
B) Bracteas
-Os espinhos podem derivar de folhas modificadas, porém têm como função a diminuição da superfície de contato da planta, reduzindo a transpiração da planta, além de servir como proteção.
-Os tricomas não se classificam como folhas modificadas, e sim como projeções da epiderme, e apresentam função semelhante a dos espinhos, reduzindo a perda de água pela transpiração, e agindo como meio de proteção.
-Os acúelos não são modificações de folhas, sendo projeções da epiderme.
-O estróbilo é uma estrutura reprodutora.
Portanto, a alternativa correta é a B, sendo as brácteas modificações foliares, ou seja, são folhas modificadas, e assumem tonalidades atrativas para atrair animais polinizadores.