Sim.
Um catalisador é uma substância que aumenta a velocidade mas não é consumida durante uma reação. Isso acontece porque ele diminui a energia de ativação da reação. Para isso, em geral, os catalisadores agem estabilizando estágios intermediários que são instáveis e muito energéticos. Também podem agir como um local bem delimitado onde a reação ocorre.
Enzimas são proteínas que catalisam reações, normalmente necessárias para a manutenção da vida. No entanto, existem outros catalizadores: em organismos vivos, existem catalisadores que são feitos de RNA, as ribosimas. Há também os inorganicos.
Olá Marcelo.
Enzimas são grupos de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas de RNA [1], as ribozimas), com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Assim as enzimas apresentam função catalisadora em sistemas biológicos. Mas existem diversas reações químicas inorgânicas e orgânicas que necessitam de catalisadores orgânicos ou inorgânicos. Estes não são considerados enzimas por não fazerem ação em sistema biológico mas sim em qualquer reação. Se em um sistema biológico existir alguma reação onde esta somente ocorre com a presença de um catalisador, este é chamado então de enzima,