Olá Flávia.
Tanto para mariposas quanto para borboletas, dentro dos casulos, as lagartas são completamente liquefeitas, mantendo apenas sua “estrutura rudimentar”, ponto de partida para recursos importantes, como as asas e olhos. Apesar do fato de serem reduzidas a uma sopa de proteína, estudos já indicaram que algumas borboletas podes reter comportamentos que aprenderam quando ainda eram lagartas.
A transformação acontece em quatro fases: o ovo, a larva, a pupa e o estagio adulto. O inicio do ciclo começa com os ovos que são postos pela mariposa geralmente em folhas de plantas. Esse período dura de alguns dias até um mês. Há um mecanismo no corpo do inseto que faz com que o embrião fique inativo no ovo até que as condições do clima e do crescimento da planta (onde ele está e que servirá de alimento) sejam favoráveis.
Ele se transforma então, em lava (lagarta). Nessa fase, que dura meses até mais de um ano, o animal come mais (geralmente folhas) para crescer e guardar energias. Durante esse estagio, a lava produz fios de seda ou semelhantes, que se prendem a superfície onde ela esta. Apesar de ainda não ser o casulo, esses fios servem de abrigo contra os predadores.
Quando o animal atingir a fase de pupa, depois de várias mudanças de pele, ele usará esses fios para construir o verdadeiro casulo. A larva fia em estado de total repouso por um período que vai de uma semana a um mês, dependendo da espécie, e os tecidos do seu corpo vão se modificando. Quando a borboleta já estiver pronta, ela rompe o casulo.
Uma vez livre do casulo, é preciso colocar as asinhas de fora. Elas ficam abrigadas no tórax. O inseto contrai o tórax e joga sangue para dentro do compartimento qual estão as assas. Com isso, o compartimento se rompe e as asas saem. A mobilidade que o vôo dá ao inseto é importante para dispersar a espécie para outras áreas e principalmente para que fêmeas e machos se encontrem. Assim como na fase de larva o mais importante é a alimentação, e na de pupa é a transformação, a principal atividade na fase adulta (que dura de uma semana a a alguns meses) é a reprodução. A metamorfose não é privilégio apenas das mariposas e borboletas. Outros animais, como anfíbios, também sofrem transformações. Mas as mudanças sofridas por esses insetos são as mais radicais.
Bons estudos !