células-tronco
O que são
Como se desenvolvem;
Sua importância e utilização na ciência e na
medicina exemplos de casos reais.
Células Tronco
As células tronco são células que não sofreram diferenciação celular e possuem capacidade de autorrenovação e de originar vários tipos de células, resultando em células especializadas responsáveis por constituir os diversos tecidos do corpo.
Devido a sua capacidade de autorrenovação e especialização, as células tronco podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças, como mielofibrose, talassemia e anemia falciforme, por exemplo.
Tipos de células tronco
As células tronco podem ser classificadas em dois tipos principais:
Células tronco embrionárias: São formadas no início do desenvolvimento embrionário e possuem grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a qualquer tipo de célula, o que resulta na formação de células especializadas;
tronco não embrionárias ou adultas: São células que não sofreram processo de diferenciação e são responsáveis por renovar todos os tecidos do corpo. Esse tipo de célula pode ser encontrado em qualquer local do corpo, mas principalmente no cordão umbilical e na medula óssea. As células tronco adultas podem ser diferenciadas em dois grandes grupos: as células tronco hematopoiéticas, que são responsáveis por dar origem às células do sangue, e as mesenquimais, que dá origem às cartilagens, músculos e tendões, por exemplo.
Além das células tronco embrionárias e adultas, há ainda as células tronco induzidas, que são aquelas produzidas em laboratório e que são capazes de se diferenciar em vários tipos de células.
Como é feito o tratamento com células-tronco
As células tronco estão presentes naturalmente no organismo e são necessárias para a produção de novas células e regeneração dos tecidos. Além disso, podem ser utilizadas para tratar diversas doenças, sendo as principais:
Doença de Hodgkin, Mielofibrose ou alguns tipos de Leucemia; Beta talassemia; Anemia falciforme; Doença de Krabbe, Doença de Günther ou Doença de Gaucher, que são doenças relacionadas com o metabolismo;
Imunodeficiências como a Doença Granulomatosa Crônica;
Deficiências relacionadas com a medula como alguns tipos de anemia, neutropenia ou síndrome de Evans; Osteopetrose.
Além disso, algumas pesquisas indicam que as células-tronco apresentam potencial para serem utilizadas no tratamento de doenças que ainda não tem cura ou tratamentos eficazes, como Alzheimer, Parkinson, Paralisia Cerebral, AIDS, Artrite Reumatoide e Diabetes tipo 1
Como é feito o tratamento
O tratamento com células tronco deve ser feito em um hospital ou clínica especializada nesse tipo de procedimento e é feito com a aplicação das células tronco diretamente no sangue da pessoa em tratamento, resultando na estimulação do sistema imune e formação de células especializadas.
A célula tronco utilizada normalmente é coletada após o nascimento, ficando congelada em um laboratório especializado em histocompatibilidade e criopreservação ou em um banco público por meio da Rede BrasilCord, em que as células tronco são doadas para a sociedade.
FONTE: https://www.tuasaude.com/celulas-tronco/
EXEMPLO DE CASO REAL: CLIQUE NO LINK.
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/04/actualidad/1556988259_051687.html