Diz-se que o organismo humano não consegue digerir a celulose devido a ausência de enzimas necessárias.Todavia,a ligação glicosídica efetuada para originar a celulose não é a mesma que origina a maltose,por exemplo?Sendo assim,porque as enzimas utilizadas para quebrar a molécula de maltose não servem para quebrar a molécula de celulose?
A comparação mais próxima talvez seja a do amido com a celulose, já que somos capazes de digerir o amido mas não a celulose. Deve-se levar em conta que a maltose é um dissacarídeo e a celulose um polissacarídeo! Voltando ao amido e a celulose, ambas são polímeros de glicose, por que somos capazes de digerir um e não o outro? A questão está no tipo de glicose que compõe a ligação glicosídica, o que determina o tipo de ligação. As ligações da celulose são do tipo beta, enquanto todas as outras ligações que somos capazes de quebrar são do tipo alfa. Na prática o que muda é a orientação de um grupo hidroxila na glicose e isso já é suficiente para que as nossas enzimas não reconheçam e nem clivem as ligações da celulose!
Por conta do tipo de ligação. Na maltose temos ligações alfa entre as unidades de glicose , enquanto que na celulose temos ligações tipo beta entre as glicoses, que não são reconhecidas pelas enzima (que tem sítios ativos muitos específicos).