O códon de terminação na tradução proteica é um éxon? Se um RNAm possui 9 bases nitrogenadas, serão codificados dois ou três aminoácidos? Dúvida se o último é um códon de terminação ou se ele não entra nessa conta.
Boa noite, Luiza.
Códons de terminação não são éxons.
Quando o RNA é transcrito a partir do DNA ele originalmente tem trechos denominados INTRONS e ÉXONS. Ocorre então um processo conhecido por SPLICING no qual INTRONS são removidos e ÉXONS são combinados. (Isto resumindo ao máximo a explicação)
Portanto os ÉXONS são trechos do RNA original que serão unidos após a retirada dos ÍNTRONS.
Os CÒDONS de terminação, como o próprio nome diz, fazem parte do RNA transcrito e seu papel é o de promover o final da tradução e posterios liberação do polipeptídeo formado no ribossomo. Estes CÓDONS ( UAA UAG UGA) não acrescentam nenhum aminoácido à cadeia polipeptídica.
Supondo-se,como você pede, um RNAm com apenas 9 bases nitrogenadas,ele teria 3 CÓDONS que então deveriam ser: O CÓDON de iniciação (AUG) que adiciona o aminoácido metionina ao peptídeo, em seguida um outro CÓDON que adiciona mais um aminoácido e o CÓDON de terminação que não adiciona aminoácido nenhum.
Portanto o peptídeo teria apenas 2 aminoácidos e o seu RNA teria 3 CÓDONS
Bons estudos
Olá
Os códons de parada não são nenhum aminoácidos. Eles apenas marcam o fim do processo da síntese de proteínas.
Espero ter ajudado