Um alelo dominante H reduz a quantidade de cerdas corporais que as moscas Drosophila apresentam, dando origem a um fenótipo “calvo”. Na condição homozigota, H é letal. Um alelo dominante de distribuição independente S não apresenta efeitos sobre a quantidade de cerdas, exceto na presença de H, caso em que uma dose única de S suprime o fenótipo calvo, restaurando, assim, o fenótipo com cerdas. Entretanto, S também é letal na condição homozigota (S/S).
a) Qual proporção de moscas com e sem cerdas você encontraria na progênie viva de um cruzamento entre duas moscas com cerdas carreadoras de H na condição suprimida?
b) Qual a proporção de indivíduos que nasceram mortos no cruzamento anterior? Demonstre a proporção de cada genótipo.
c) Quando a progênie sem cerdas é retrocruzada com uma mosca parental com cerdas, qual proporção fenotípica você esperaria observar na sua progênie viva?
d) Qual a proporção de indivíduos letais originados no cruzamento do item c?
Sabemos então que:
HH -> Letal
Hh -> Mosca calva
hh -> número normal de cerdas
SS -> Letal
Ss Hh -> número normal de cerdas
a) Se as moscas parentais são H na condição suprimida, então temos duas moscas (macho e fêmea) com os genótipos HhSs.
Com isso temos o cruzamento HhSs x HhSs
Nesse cruzamento de dois duplos heterozigotos temos a clássica distribuição genotípica 9:3:3:1, onde 7 desses 16 possíveis fenótipos possuem um gene em homozigose dominante, sobrando então 9 vivos. Desses 9 vivos nós temos 7 moscas com cerdas (4 HhSs, 2 hhSs e 1 hhss) e 2 moscas sem cerdas (2 Hhss). Portanto a proporção de moscas com e sem cerdas na progênie VIVA é de 7:2.
b)Como falado, no cruzamento anterior, se tratando de um cruzamento duplo heterozigoto, a proporção de morto foi de 7/16, pois encontraremos 7 genótipos que levam à morte (1 HHSS, 2 HHSs, 1 HHss, 1hhSS, 2 HhSS).
c) A progênie sem cerdas são indivíduos de genótipo Hhss, logo temos um cruzamento Hhss x Hhss.
Desse cruzamento temos 1/4 de indivíduos com HH, que é letal, portanto, 1/4 de 16 não fará parte da progênie viva, então só teremos 12 moscas vivas.
Dessas 12 vivas, 1/2 será Hhss (sem cerdas, calvas) e 1/2 será hhss (com cerdas). Portanto, da prole VIVA serão 50% de moscas sem cerdas e 50% de moscas com cerdas.
d) Como já respondido anteriormente, 1/4 da prole total (considerando vivos e natimortos ou ovos inviáveis), ou seja 25% da prole TOTAL.