Que tipos principais de RNA podem ser sintetizados a partir do processo de Transcrição?
São três os tipos principais de RNA que são produzidos por meio da Transcrição:
RNAs mensageiros (mRNA): são responsáveis por codificarem as sequências de aminoácidos, neles estão os códons (três unidades de nucleotídeos que geram os aminoácidos).
RNAs transportadores (tRNA): fazem o serviço de leitura do mRNA para transferir o aminoácido ideal na cadeia de proteína em crescimento.
RNAs ribossomais (rRNA): são consituintes dos ribossomos, que por sua vez sintetizam proteínas.
Em suma, esse mecanismo pode ser ilustrado da seguinte forma: Em uma empresa que fabrica Fini, sendo a bala de goma (que é uma delícia) a proteína. A organização é composta do seguinte modo: o nutricionista é o RNA mensageiro (mRNA) que dita os ingredientes (nucleotídeos) ideais; Os funcionários que compram os ingredientes e trazem para a empresa são os tRNAs (trazendo os aminoácidos) e as máquinas que produzem e juntam tudo sendo os RNA ribossomais (rRNA).
Tanto o RNA mensageiro quanto o RNA transportador são produzido pela transcrição do DNA. O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, enquanto o RNA trasnportador é o responsável por transportar os aminoácidos até os ribossomos. Já o RNA ribossômico é produzido pelo DNA ribossomal.
RNA mensageiro.
O RNA mensageiro que deixa o núcleo para ir ao citoplasma e passar pelo processo de tradução pelos ribossomos.
O processo de transcrição é a primeira etapa da expressão genica. O RNA mensageiro ( RNAm) faz a cópia do DNA pela enzima RNA polimerase