Olá Luis.
RNA mensageiro: RNA-polimerase
A reação catalisada pelas RNAPs é idêntica à reação catalisada pelas DNAs polimerases. Essa reação ocorre entre o grupamento 3’-OH de um ribonucleotídeo e o grupamento fosfato do carbono 5’ do ribonucleosídeo incorporado. Portanto, a reação ocorre no sentido 5’→3’ e a fita do DNA molde se encontra no sentido 3’→5’. Entretanto, as RNAPs não precisam de um primer para iniciar a síntese, ao contrário das DNAs polimerases.
Os complexos RNAP variam nos diferentes organismos, podendo ser sistemas muito simples como no caso de um bacteriófago (vírus que infecta apenas bactérias), em que um único polipeptídio pode desempenhar todas atividades necessárias para a transcrição; ou sistemas complexos como no caso de eucariotos, que possuem mais de dez polipeptídios para formar uma RNAP ativa.
Existem ainda, as RNAs polimerase nucleares (RNAPs nucleares) que têm a função de transcrever genes diferentes em locais diferentes do núcleo, necessitando de fatores acessórios diferentes. Em eucariotos, são três as RNAPs nucleares: RNA-polimerase I, RNA-polimerase II e RNA-polimerase III.
DNA: DNA-polimerase
A primase é a enzima que sintetiza os primers (iniciadores), que são pequenas sequências de RNA, a partir de um molde de DNA. Em eucariotos, a atividade da primase está localizada como componente da DNA-polimerase.
A DNA-polimerase é a enzima que faz a síntese de uma nova fita de DNA. Ela possui a capacidade de adicionar nucleotídeos na extremidade 3’OH de uma região pareada do DNA, fazendo com que a cadeia se estenda no sentido 5’→3’.
As células eucarióticas apresentam vários tipos de DNA-polimerases como: α, δ, β, ε, e , sendo que α, δ, β e ε estão localizadas no núcleo, e está localizada na mitocôndria.
Bons estudos!