Foto de Miguel R.
Miguel há 4 anos
Enviada pelo
Site

Dúvida de biologia.

3) Metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que acontecem dentro de uma célula para produzir energia para suas funções vitais. Como exemplo temos a fermentação e a respiração aeróbia, que quebram moléculas de glicose para gerar energia. Sobre a ordem evolutiva em que os tipos de metabolismo energético surgiram, responda:

a) Qual mudança na atmosfera, causada pelos organismos fermentadores, possibilitou o surgimento dos organismos fotossintetizantes?

b) Os primeiros seres vivos a surgirem na Terra poderiam ter sido organismos que realizam respiração aeróbia, processo que quebra a glicose na presença de oxigênio? Por quê?

c) Qual a importância dos organismos autótrofos fotossintetizantes para o aparecimento dos organismos aeróbios? 4) Algumas características presentes em todos os seres vivos indicam uma origem em comum, ou seja, um ancestral comum entre todos os seres vivos. O que quer dizer que todas as espécies de seres vivos têm um parentesco evolutivo, seja ele mais próximo ou mais distante. Quais são essas semelhanças?

 

4) Algumas características presentes em todos os seres vivos indicam uma origem em comum, ou
seja, um ancestral comum entre todos os seres vivos. O que quer dizer que todas as espécies de
seres vivos têm um parentesco evolutivo, seja ele mais próximo ou mais distante. Quais são essas
semelhanças?

Biologia Geral
1 resposta
Professor Marcos B.
Respondeu há 4 anos
Contatar Marcos

Olá Miguel, tudo bem? vamos lá foram muitas perguntas. vou tentar colocar em ordem aqui:

3)

a) No caso a principal mudança teria sido a produção de CO2 (Dióxido de Carbono). Esses fermentadores eram microrganismos anaeróbios que utilizavam como fonte de energia matéria orgânica simples e devido a sua quebra para gerar energia em um processo de fermentação (respiração anaeróbia) tinha como subproduto o dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico, que como sabemos é um das matérias primas básicas para a reação da fotossíntese. Por essa razão, os organismos fotossintéticos tiveram condições de surgir no curso da evolução.

b) Não seria possível, pois os organismos aeróbios utilizam o oxigênio como agentes oxidantes nas reações metabólicas para obtenção de energia e a atmosfera terrestre primitiva não possuía quantidade siginificativa desse gás. Na verdade, o gás oxigênio só começa a aumentar na atmosfera com o surgimento dos organismos fotossintetizantes que o produziam como um subproduto na formação da glicose.

c) Bom a letra b já responde um pouco essa questão. Os organismos autótrofos fotossintetizantes induziram mudanças no ambiente, criando assim condições para o surgimento dos organismos aeróbios que devido ao uso do oxigênio para oxidar as moléculas orgânicas (notadamente a glicose) tinham um rendimento energético mais eficiente e isso trouxe vantagens na adaptação desses seres vivos. Por essa razão, a mudança na composição de gases da atmofesra provocada pelos organismos autótrofos fotossintetizantes foram fundamentais para os demais organismos aeróbios. 

A última parte da questão C é a mesma questão na 4, vou deixar a explicação lá.

4) Bom é importante ressaltar que ainda existe muita controvérsia sobre todos os organismos apresentarem parentesco evolutivo entre si. Existem sim muitos indícios que sustentam essa hipótese, assim como existem também muitas teorias que podem justificar tais semelhanças sem necessariamente atestar um parentesco entre todos os seres vivos. Uma das mais recentes pesquisas aponta como um ancestral único de todos os seres vivos, uma espécie de vovô para todos os seres vivos que ja existiu e que um dia existirá. Ele foi batizado de LUCA que são as inciais do inglês: 'Last Universal Common Ancestor' que significa literalmente "último ancestral universal comum". Que semelhanças poderiam ser encontradas nele e com todos os outros seres vivos? é marcante que o que se destaca entre eles é o código genético, se analisarmos o DNA de todos os seres vivos e também de organismos que já viveram e não estão mais entre nós, é possível perceber que todos eles tem a mesma construção genética no DNA com as mesmas bases nucleotídicas (adenina, timina, guanina e citosina) e que a combinação de 3 deles leva a formação de um aminoácido e esses aminoácidos se combinam para formar as diversas proteínas que encontramos nos seres vivos. Essas proteínas podem até diferir de um ser vivo para outro, mas os aminoácidos que os compõem são os mesmos e acredita-se que também seria encontrado nesse ancestral chamado LUCA, devido a todo mundo compartilhar parte do mesmo código genético. É interessante ressaltar aqui que os vírus meio que ficam de fora dessas teorias porque ainda existem muitas dúvidas, ainda considerando que muitos vírus são formados com base em RNA e não DNA. No entanto, ainda assim é possível encontrar muitas semelhanças no código genético. Claro que ainda é possível encontrar muitas outras semelhanças, como por exemplo o fato de todos os seres vivos terem a mesma molécula energética (o ATP), rotas metabólicas e muito mais.

 

Bom espero ter esclarecido alguma coisa. Estou a disposição para maiores esclarecimentos!!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa